Notícias
Música e inclusão
Na programação do Ciclo e Palestras do 36º Festival Internacional de Música de Londrina, a educadora musical Viviane Louro faz o lançamento do livro “Música e inclusão múltiplos olhares”, nesta segunda-feira (18) a partir das 16h30 na Secretaria Municipal de Cultura.
Doutoranda em Neurociências pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP); Mestre em música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com enfoque em educação especial, Viviane Louro é bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), autora de diversos livros e professora de diversos cursos na área da deficiência cognitiva, auditiva, física e psicomotricidade.
O livro “Música e inclusão múltiplos olhares”, lançado há um mês pela Editora Som traz dezesseis artigos de profissionais da área de saúde, educação, arte e inclusão sobre a prática e o embasamento teórico da música e inclusão. O livro disserta sobre assuntos fundamentais para a formação profissional de quem pretende trabalhar com música, artes, musicoterapia, educação ou saúde.
“O livro trata da relação da profissão destes especialistas com a educação musical inclusiva e a importância da presença de uma equipe multidisciplinar associada às aulas de música para os alunos com deficiência”, explica Viviane Louro.
Viviane Louro estará em Londrina durante o FIML ministrando as oficinas Música e neurociências: aplicabilidades pedagógicas e Música, psicomotricidade e inclusão de 18 a 20 de julho.
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo à cultura.
Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.