Notícias
As sonatas de Julija
No Classicismo, a sonata é uma composição para instrumentos solistas, geralmente piano, em três movimentos. Desenvolvida pela Escola Clássica de Viena, os compositores que mais escreveram sonatas clássicas foram Mozart, Haydn e Beethoven. Sua característica principal era os grandes contrastes provocados por significativas variações de tons e temas, dando aspecto dramático às composições.
Nesta quinta-feira, dia 14 de julho, às 20h30 no Teatro Crystal Palace, a pianista ucraniana Julija Botchkovskaia, uma as atrações do 36º Festival Internacional de Música de Londrina, apresenta recital composto por diversas sonatas, começando por “3 Sonatas”, de Scarlatti; “Sonata Dó Maior” de Haydn, “Sonata nº 5, Dó Maior” de Prokofiev e encerra com “Sonata nº 3, Si Menor” de Chopin.
Nascida na Ucrânia, seu talento foi rapidamente reconhecido com uma vaga na Escola de Música Central de Moscou. Julija Botchkovskaia continuou seus estudos na capital russa no famoso Conservatório Tchaikovsky na classe de Vera Gornostaeva até 1993. Neste período tocou em vários lugares da antiga União Soviética, em recitais solo ou acompanhada por orquestras. Uma nova fase de sua vida começou quando se mudou para Hamburgo e passou a estudar na Escola de Música e Teatro de Hamburgo com o professor Volker Banfield. Venceu inúmeras competições, como o Prêmio Maria Canals em Barcelona e a Competição Mundial de Piano AMSA em Cincinnati. Tem se apresentado em salas de concertos por todo o mundo, inclusive Japão e América do Sul.
Suas gravações são programadas por rádios como a BBC, Radio Suisse Romande, Deutschlandfunk Berlin e NDR Kultur. Sua performance da música de Nikolaj Roslavets, gravado com o violinista Mark Lubotsky e sua dedicação para a Fundação Alemã de Proteção ao Monumento são excepcionais. Atua como docente no Hochschule für Musik und Theater de Hamburgo. Seu nome figura desde 2007 na lista de artistas de elite da Steinway.
Serviço:
BNDES Apresenta
Julija Botchkovskaia
Local: Teatro Crystal Palace
Horário: 20h30
Ingressos: R$20,00 e R$10,00 (meia entrada)
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo à cultura.
Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.