Notícias
Música sem fronteiras
Com mais de vinte anos de carreira, Adriano Grineberg é considerado um dos maiores músicos de blues contemporâneo do Brasil. Sua música é o resultado da combinação de referências da música internacional como Ray Charles, Taj Mahal e Bob Marley, e de grandes mestres da música brasileira como Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Tim Maia. Em seu trabalho reverencia também as raízes da música da África e da Índia – país este onde já viveu. Esta combinação inusitada de influências traz para a sua música uma originalidade e singularidade sem fronteiras.
Essa explosão de ritmo e talento pode ser vista no show “Adriano Grineberg Comemora 25 anos de Carreira e o Prêmio Profissionais da Música 2016”, que será realizado nesta quinta-feira (14) a partir das 22h dentro da programação do Festival by Night no Bar Valentino.
O show de Grineberg, que integra o 36º Festival Internacional de Música de Londrina, tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma. Em 2016, serão dezenas de projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal, em diferentes regiões do país, com foco em transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional.
Melhor Artista de Rock e Blues
Pianista de formação erudita, compositor, arranjador e cantor, no final da década de 1980, Adriano Grineberg descobriu no blues uma paixão que o levou a acompanhar grandes artistas do gênero como Deacon Jones (EUA), John Pizzarelli (EUA), Andre Christovam (BRA), Corey Harris (EUA), Igor Prado (BRA), Big Time Sarah (EUA), Deitra Farr (EUA), James Wheller (EUA), Jimmy Burns (EUA) e Magic Slim (EUA) – tendo gravado com este último um CD ao lado da banda Blue Jeans (BRA). Em 2004, Adriano Grineberg abriu três vezes os shows de B. B. King em São Paulo. Em 2016, seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Profissionais da Música 2016/Music pro Awards (Brasil) na categoria Melhor Artista de Rock e Blues.
No cenário da música brasileira, teve passagem pela banda Ira! (uma das maiores bandas do rock brasileiro), tendo acompanhado e gravado com Filipe Catto, Arnaldo Antunes, Elba Ramalho, Wanderléa, Ana Cañas, Gilberto Gil e Paralamas do Sucesso.
Seu trabalho mais recente, Blues for Africa, é uma síntese melódica e rítmica que resulta de duas décadas de pesquisa no continente africano. Retratando a diversidade da África em suas mais distintas faces, o trabalho abrange do gospel do sul da África à arte Sufi dos Tuaregues no Saara, da pulsação e alegria da música de Benin e Angola – tão presentes na cultura brasileira – à introspecção dos cantos em Ioruba e Igbo na Nigéria, do Blues do Delta do Mississippi à infinidade de ritmos de New Orleans, do Reggae jamaicano às danças e rituais da África Central. Gravado em seis línguas (Zulu, Ioruba, Bembe, Igbo, Swahili e Inglês), o álbum reúne composições próprias e canções tradicionais e ancestrais dos povos nativos.
Esta mistura de influências, sempre acompanhada pela linguagem do Blues, e colocada em prática com toda a experiência que os anos de trabalho trouxeram, faz de Adriano Grineberg um dos artistas mais interessantes da música brasileira.
Serviço:
Vivo Apresenta
Festival By Night - Adriano Grineberg Comemora 25 anos de Carreira e o Prêmio Profissionais da Música 2016
Local: Bar Valentino
Horário: 22h
Ingressos: R$15,00 e R$7,50 (meia entrada)
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: BNDES; Vivo; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo à cultura.
Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.