Notícias
Banda Sinfônica do Exército faz abertura festiva do 36º FIML
O Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) trará em sua 36ª edição, a premiada Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, no primeiro dia do evento, chamada de “Abertura Festiva do FIML”. A apresentação da Banda, com sede em São Paulo - Capital, será quinta-feira, 7 de julho, às 20h30, na Catedral Metropolitana de Londrina. A entrada é gratuita.
Na programação estão: “Appalachian Overture”, de James Bernes; “Bolivar”, de Eric Cook, com o solista 2º Sgt Aristóteles dos Santos (trombone); “Jazz Suíte n°2”, de Dimitri Shostakovich, com arranjo de Johan de Meij; “El Camino Real”, de Alfred Reed; e “Danzón n°2”, de Arturo Marquez.
Com a mesma programação, a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro se apresenta na sexta-feira, 8, na cidade de Apucarana, pelo projeto do Festival, Música na Região – que tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma. O concerto será no Cine Teatro Fênix (Cesinha), com início às 20h, é gratuito, mas os ingressos devem ser retirados no teatro uma hora antes do início do espetáculo.
A banda
A Banda Sinfônica do Exército é formada atualmente por 74 músicos militares e traz de instrumentos de sopro até harpa. A direção artística é do Maestro Eduardo Pereira e o grupo já recebeu diversos prêmios, entre eles o de “Melhor Projeto de Música Erudita” e o “Prêmio Especial Cultural”, concedidos pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). A regência será do maestro Gilson de Souza Silva.
Criada em 2002, a Banda Sinfônica do Exército é gerida pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) e tem como principal objetivo tornar a música um bem comum, estabelecer um elo artístico cultural com a sociedade brasileira e ser uma alavanca estratégica para a difusão da música. Ao longo dos anos, a Banda se apresentou nas mais importantes salas de concerto do país, recebendo solistas nacionais e internacionais.
O maestro
O maestro Gilson de Souza estudou clarinete no Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos e na Oficina Cultural Três Rios. Ingressou na Banda de Música do 2° Batalhão de Polícia do Exército e na Banda Sinfônica do Exército aos 19 anos. Graduou-se em Bacharel em Regência no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Ele também realizou cursos de estruturação e análise musical, harmonia e canto coral na USP, além de aulas de regência com o maestro Benito Juarez. O Regente Gilson Souza é mestre de música na Escola de Sargentos de Logística do Rio de Janeiro (EsSLog-RJ) e Regente Titular da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.
Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention & Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.