Notícias
SPEM, PIBID e Fórum abrem os cursos do 36º Festival Internacional de Música de Londrina
Em parceria com o 36º FIML (Festival Internacional de Música de Londrina), a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) realizará, no período de 07 a 09 de julho de 2016, o III Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música, o III Encontro Nacional do PIBID Música e o 20º Simpósio Paranaense de Educação Musical. O local será no auditório do SESI/AML, que fica a Praça Primeiro de Maio, 130, em frente à Concha Acústica. A ideia é reunir professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de licenciatura em Música, além de profissionais e alunos que tenham interesse nos temas formação de professores e PIBID Música (Projeto de Iniciação à Docência em Música). Estes eventos abrem tradicionalmente, todos os anos, a Grade Pedagógica do festival.
As duas primeiras edições do Fórum foram realizadas nos anos de 2014 e 2015, também em Londrina. O evento trará projetos de todas as Universidades Brasileiras com Licenciatura em Música (PIBID) junto do Fórum das Licenciaturas, que canaliza os coordenadores de cursos. Quatro mesas formadas por professores especializados na área musical vão discutir as diretrizes para implementar políticas estruturantes dentro das escolas. “Essas mesas vão dar um panorama e subsídios para discutir políticas para a área de educação musical. Queremos que a educação musical seja de fato acessível nas escolas (Lei 11.769) e que os projetos já existentes, como conservatórios e escolas de músicas, não acabem”, diz a diretora pedagógica do FIML, Magali Kleber.
Programação:
O evento começa na quinta (7), a partir das 17h, com a abertura e os objetivos do Fórum, na sequência, às 18h inicia a “Mesa Temática: Políticas públicas para educação e cultura: perspectivas para a formação em música”. (mediadora, Magali Kleber. Debatedoras: Jaqueline Moll e Helder Eterno da Silveira); Na sexta (8), a partir das 9h30, a Mesa Temática será sobre “Formação de professores, currículo e escola: perspectivas a partir das articulações das políticas públicas do PIBID e da proposição do BNCC”. (Mediador: Luis Ricardo Silva Queiroz. Debatedores: Helder Eterno da Silveira e Ítalo Dutra).
Ainda na sexta, às 14h, o Debate Temático será sobre “As novas diretrizes para a formação de professores e seus impactos nos PCCs da área de música: de onde viemos, onde estamos e para onde poderemos ir?”. (Mediador: Luís Ricardo Silva Queiroz. Debatedores: Vânia Fialho e Magali Kleber. A apresentação e exposição de pôsteres iniciam às 17h.
No sábado (9), último dia do evento, a partir das 9h começa a Mesa Temática “(Re)pensando a formação de professores de música: das dimensões teórico-político-educacionais à realidade dos cursos de licenciatura em música”. (Mediador: Marcus Medeiros. Debatedores: Helena Loureiro, Luciana Del-Ben e Vanildo Marinho). No período da tarde às 14h, o Debate Temático será sobre “A formação dos professores de música: dimensões curriculares e estratégias de inovação na atualidade, com mediação de Luis Ricardo Silva Queiroz e Marcus Medeiros. O evento encerra às 18h.
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; VernieCitroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.
Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey;ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina;Rádio Universidade/UEL FM 107,9;Londrina ConventionBureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; ArtisCollegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e SupportedbyCulturePL.