4° Encontro de Composição Musical EnCom

TEMA: "Composição musical: diversidade e diálogos"

Dias 12 a 14 de Julho de 2017
Horário 12/07- Quarta-Feira 13/07 - Quinta-Feira 14/07 - Sexta-Feira
9h Credenciamento

 

 


9h30 Mesa de abertura (autoridades) Mesa2: Composição musical - diversidade e diálogos com processos improvisativos
Prof. André Siqueira, Prof. Rafael Martini, Prof. Fábio Furlanete, Prof. Ricardo Herz
Mediação: Leandro Reis
10h Mesa1: Composição musical - diversidade e diálogos entre processos e materiais
Prof. Rafael Martini, Prof. Alexandre Ficagna, Prof. Fernando Kozu
Mediação: Profa. Fátima Santos
  Mesa3: Composição musical - diversidade e diálogos na composição de canções  
Profa. Déa Trancoso, Prof. Mário Loureiro, Prof. João de Carvalho   
Mediação: Profa. Helena Loureiro
12h Intervalo
14h - 17h Oficina 1 Oficina 3 Oficina 5
Oficina 2 Oficina 4 Oficina 6
17h15 Recital: Prof. André Siqueira Recital: Prof. Rafael Martin Recital: Prof. Ricardo Herz

Oficinas

Serão ofertadas seis oficinas de três horas cada uma, sendo duas oficinas a cada tarde. Os participantes podem inscrever-se em apenas uma oficina a por dia.

Oficina 1
Violino popular brasileiro
"Nesta oficina Ricardo Herz falará sobre o seu processo de criação como compositor e de arranjador. O músico irá abordar aspectos diversos como o seu pensamento rítmico (baseando em claves), harmônicos, melódicos e estéticos, assim como as idiossincrasias do seu instrumento, o violino, inserido no contexto da música popular Brasileira, mundial e no jazz. "
Profa. Ricardo Herz

Oficina 2
Com-Por diferentes caminhos
Prof. Rafael Martini (UFMG)

Oficina 3
Improvisação como geradora da composição
Prof. André Siqueira (UEL)

Oficina 4
Outrossons, Outramúsica: composição com "técnicas estendidas"
Prof. Alexandre Ficagna (UEL)

Oficina 5
Compondo a partir de 5 números: o pensamento figural de Ferneyhough
Prof. Fernando Kozu (UEL)

Oficina 6
Composição de canções e retórica musical
Prof. Mário Loureiro (UEL)



Endereços:

SESI/AML : Praça Primeiro de Maio, 130 em frente a Concha Acústica - Centro - CEP 86010-120

Dias 12, 13 e 14 de julho de 2017

Este ano, o curso de Música da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em conjunto com o Festival Internacional de Música de Londrina, vem propor o 4o Encontro Nacional de Composição Musical (ENCOM), convidando pesquisadores, estudantes, profissionais e interessados na área de Composição Musical para refletirem a respeito das diversas faces da composição presentes no cenário brasileiro. Nesse sentido, ressaltamos, ainda, a importância da composição e da performance para a valorização da música brasileira, em todos as esferas culturais. Embora, no âmbito acadêmico, venha-se discutindo a formação em música, envolvendo a composição musical, bem como o diálogo entre a criação musical e as diversas áreas artísticas, pode-se perceber a diversidade de concepções que circunda a noção de composição musical, tanto entre profissionais da área quanto entre os próprios estudantes de graduação em música. Em alguns casos, a noção de composição pressupõe determinadas vertentes estéticas em detrimento de outras, a ponto de emergir a dúvida sobre se o que se cria em música pode ou não ser considerado “composição musical”.
Por outro lado, é notória a diversidade de práticas musicais realizadas pelos estudantes que ingressam no ensino superior de música, advindas das mais diversas origens socioculturais. Esses estudantes trazem consigo noções e expectativas que nem sempre vão ao encontro do que a universidade entende por composição, nem tampouco busca desenvolver. Sem contar as noções acerca da composição musical implicadas nas diversas concepções de educação musical, área para a qual parte considerável dos estudantes de música do ensino superior encaminham seus estudos e atuação profissional. Dessa forma, pretendemos constituir um espaço de trocas, diálogos e provocações de novas ideias, experiências e conhecimentos, que possam contribuir para a pesquisa e a prática da composição musical, de maneira significativa, para profissionais, estudantes e demais interessados na área.

Objetivos • Congregar compositores, professores e estudantes de música, provenientes de diversas áreas de atuação, em torno da discussão sobre concepções e práticas de composição musical.
• Promover aprofundamento da reflexão e subsídio de práticas por meio da participação em mesas-redondas, grupos de trabalho, relatos e comunicações de pesquisas e experiências acerca de composição musical.
• Debater e refletir sobre tópicos específicos da composição musical, a fim de apresentar diversas perspectivas para a área, especialmente no que diz respeito às possibilidades e vertentes da composição musical na atualidade.
• Divulgar e fortalecer relações entre diversas concepções e práticas de composição musical existentes na realidade brasileira.

Público-alvo
• Compositores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de composição musical.
• Estudantes e docentes de cursos de graduação em música.
• Profissionais que atuam com composição musical relacionada à educação musical em diversos espaços educacionais.

 

EnCOM 2014

Propostas para a 3a edição


Conforme a tendência vislumbrada no 2° Encontro de 2012 , o 3° encontro que ocorreu entre os  dias 26 e 28 de junho 2014 adotando um novo nome que acompanhará a nacionalização do evento e passará a se chamar Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina, sigla EnCom2014. Além da manutenção de experiências que funcionaram nos dois eventos anteriores, como a participação de compositores/debatedores convidados, a vinda de um conferencista para a abertura do evento, a realização de workshops e a mostra de composições de músicos locais e de compositores convidados, a edição de 2014 contou com algumas novidades. Dentre elas destacam-se a chamada de artigos científicos para comunicação oral e publicação em Anais; a chamada de novas obras de criação musical a serem estreadas durante a programação artística do evento; a homenagem prestada a um compositor de grande relevância no cenário nacional, Eduardo Guimarães Álvares; e o debate entre os compositores selecionados na chamada de obras e os compositores convidados. Tudo isso norteado pela temática “Interações possíveis e impossíveis entre criação e análise musical.”


 Local de realização: Espaço Cultural Sesi/AML - Endereço: Praça Primeiro de Maio, 130 em frente a Concha Acústica - Centro - CEP 86010-120

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA


Coordenador:

Tadeu Moraes Taffarello (UEL);

Membros da Comissão Organizadora:

Wander Lourenço da Silva (UEL);

Fábio Parla Furlanete (UEL);

André Ricardo Siqueira (UEL);

Fátima Carneiro dos Santos (UEL);

Alexandre Remuzzi Ficagna (UEL);

Fernando Hiroki Kozu (UEL);

Mário César Alberini Loureiro (UEL);

Assessoria externa:

Silvio Ferraz de Mello Filho (UNICAMP).



NÃO ISENTOS ISENTOS

Taxa de inscrição: R$ 80,00

Dicas para Realizar a sua inscrição com sucesso:

  • Clique no botão abaixo para se inscrever
  • Confirme
  • Selecione 1 oficina (opcional)
  • Preencha a ficha de inscrição
  • Entre com seus dados de acesso para Emitir o Boleto bancário

  • Estão isentos da taxa de Inscrição os seguintes participantes
  • Alunos ou Professores do Departamento de Música da UEL
  •