Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina EnCom2014 (1ª Fase)
TEMA: "Interações possíveis e impossíveis entre criação e análise musicais"
Dias 26, 27 e 28 de junho de 2014
Em parceria com o Festival de Música de Londrina - FML, o Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina - EnCom - é um encontro científico-artístico em composição musical realizado bienalmente na cidade de Londrina-PR.
O Encontro é organizado por professores do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina - UEL - e ocorre desde 2010 em parceria com o Festival de Música de Londrina - FML. Tem por objetivos principais fomentar o debate sobre a criação, produção, pesquisa e perfomance de música nova; compartilhar com a comunidade em geral e acadêmica a produção musical de diferentes compositores; e apresentar um panorama atual sobre as vertentes e tendências da criação musical nacional contemporânea.
No ano de 2014, entre os dias 26 e 28 de junho, será realizada a sua terceira edição, consolidando-se como um fórum importante de debate, produção e perfomance da música nova. É com imenso prazer portanto que nós da Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina convidamos a todos - compositores, intérpretes, interessados em música e comunidade em geral - a participar do EnCom2014!
Sejam todos bem-vindos!
Compositor Homenageado
O Encontro Nacional de Composição Musical - EnCom2014 - prestará uma homenagem ao compositor Eduardo Guimarães Álvares (1959-2013). A homenagem ocorrerá pela sugestão da dedicatória in memoriam ao compositor nas novas peças criadas a partir da Chamada de Obras Musicais e da inclusão de peças do compositor nos concertos da Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014.
EnCOM 2014
Propostas para a 3a edição
COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenador:
Tadeu Moraes Taffarello (UEL);
Membros da Comissão Organizadora:
Wander Lourenço da Silva (UEL);
Fábio Parla Furlanete (UEL);
André Ricardo Siqueira (UEL);
Fátima Carneiro dos Santos (UEL);
Alexandre Remuzzi Ficagna (UEL);
Fernando Hiroki Kozu (UEL);
Mário César Alberini Loureiro (UEL);
Assessoria externa:
Silvio Ferraz de Mello Filho (UNICAMP).
Pareceristas de Artigos Científicos
1 - Acácio Tadeu Piedade (UDESC)
2 - José Henrique Padovani (UFPB)
3 - Felipe de Almeida Ribeiro (EMBAP)
4 - Paulo de Tarso Salles (USP)
5 - Celso Giannetti Loureiro Chaves (UFRGS)
6 - Antonio Carlos Borges Cunha (UFRGS)
7 - Guilherme Bertissolo (UFBA)
8 - Rogério Luis Costa (USP)
9 - Denise H. L. Garcia (UNICAMP)
10 - Luigi Antonio Irlandini (UDESC)
11 - José Orlando Alves (UFPB)
12 - Valério Fiel da Costa (UFPB)
13 - Alexandre Remuzzi Ficagna (UEL)
14 - Fábio Parra Furlanete (UEL)
Banca Julgadora da Chamada de Obras:
Alexandre Ficagna
Fábio Furlanete
Mário Loureiro
João Carvalho
Silvio Ferraz
José Augusto Mannis
Roberto Victório
Programação EnCom2014
Tema: “Interações possíveis e impossíveis entre criação e análise musicais”
26/06 |
Quinta - feira |
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9h00 | Credenciamento |
10h30 | Sessão de abertura |
10h45 | Conferência de abertura Conferencista: Silvio Ferraz. Resumo: O que podemos chamar de invenção? Encontro uma resposta formulada pelo francês Gilbert Simondon, inventar é criar um desvio. Inventamos quando nos deparamos com um entrave, com um problema, com um impasse. O impasse nos impõe criar uma passagem para poder continuar. E só há um jeito de ultrapassar o impasse: criar um desvio. Inventar é criar um desvio. Uma arte que se inventa a todo tempo é aquele em que a todo tempo nascem novos impasses e para cada impasse um desvio. Se penso a invenção como desvio, como posso pensar a análise desta invenção? O que vem a ser analisar? |
12h15 | almoço |
14h00 | Palestra 1
Roberto Victório - "Etnomusicologia e Composição: música ritual e música de concerto" Resumo: O percurso etnomusicológico, que tem em sua essência o estudo e a compreensão dos meandros sonoros de outras realidades não ocidentais, ainda que próximas, tende a excluir instâncias riquíssimas como mero material de apreciação e processos comparativos, desvinculadas de possibilidades que permitam o amálgama destes materiais com a música de concerto. O termo "música ritual" é empregado nesta situação - fora do contexto apenas etnomusicológico - para definir um viés que parte do enfronhamento com outras realidades sonoras (in loco) estabelecendo um link entre estas realidades tão distantes - e paradoxalmente tão próximas - quando passamos a utilizar no processo compositivo referenciais que se simbiotizam e que são na verdade um elo entre o mundo mítico (virtual) e o mundo aldeístico (real). |
15h30 | Intervalo |
16h00 | Debate compositores selecionados 1 Primeira parte – debatedores: Cristiano Galli, Roberto Victório e Silvio Ferraz |
17h00 | Sessão de comunicações 1 Eixo – Re-escritura Eixo – Nova Simplicidade e Minimalismo
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18h30 | jantar |
Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014 | |
20h30 | Concerto 1
Chronos III - Roberto Victório
Q1, para suporte eletrônico - José Augusto Mannis Difusão eletroacústica: José Augusto Mannis Local: Teatro Crystal Palace - Rua Quintino Bocaiúva, 15 - entrada gratuita |
27/06 |
Sexta - feira |
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9h00 | Workshop 1ª parte - Annita Costa Malufe e Silvio Ferraz de Mello Filho Quais são as vozes que soam em um poema? Como escutá-las, como torná-las audíveis, em uma leitura, em uma música? Estas são as questões que nortearão nossa conversa ao redor da poesia e suas vocalizações, tendo em vista possíveis esboços sonoros e modos de se pensar a voz na música atual e na performance de modo mais amplo.
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10h30 | Intervalo |
10h45 | Sessão de comunicações 2
Eixo - Cognição Eixo – Processos Composicionais |
12h15 | almoço |
14h00 | Palestra 2 - José Augusto Mannis O processo criativo envolve etapas recorrentes de cognição, analise e síntese. A partir desse modelo diversas observações são possíveis. Os conceitos estanques de composição e performance podem ser reconsiderados e entendidos com uma intersecção e miscibilidade no domínio do processo criativo. A análise musical se revela parte integrante e indissociável do processo composicional. A construção e realização musical como uma síntese resultante de um acumulado de ressínteses organicamente encadeadas.
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15h30 | Intervalo |
16h00 | Debate compositores selecionados 2 Primeira parte – debatedores: Heitor Martins Oliveira, Daniel Puig e Silvio Ferraz Segunda parte – debatedores: Willian Lentz, Daniel Puig e Silvio Ferraz |
17h00 | Sessão de comunicações 3
Eixo – Territórios Eixo – Corpo |
18h30 | jantar |
Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014 | |
20h30 | Concerto 2
Chronos II - Roberto Victorio Local: Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413) entrada gratuita |
28/06 |
Sábado |
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9h00 | Workshop 2ª parte - Annita Costa Malufe e Silvio Ferraz de Mello Filho
Quais são as vozes que soam em um poema? Como escutá-las, como torná-las audíveis, em uma leitura, em uma música? Estas são as questões que nortearão nossa conversa ao redor da poesia e suas vocalizações, tendo em vista possíveis esboços sonoros e modos de se pensar a voz na música atual e na performance de modo mais amplo. |
10h30 | Intervalo |
10h45 | Sessão de comunicações 4
Eixo – aleatoriedade Eixo – Modernismo |
12h15 | almoço |
14h00 | Palestra 3 - À Confirmar |
15h30 | Intervalo |
16h00 | Debate compositores selecionados 3 Primeira parte – debatedores: Bruno Milheira Angelo, Acácio Tadeu Piedade e Roberto Victorio Segunda parte – debatedores: Max Packer, Acácio Tadeu Piedade e Roberto Victorio |
17h00 | Mesa-redonda compositores e conferencista convidados |
18h30 | jantar |
Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014 | |
20h30 | Concerto 3
Parciais em Pares - Maurício de Bonnis
Piano: Luciana Gastaldi Tríptico das Linhas - Silvio Ferraz
Piano: Alexandre Zamith Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413) entrada gratuita |