• CHRYSTIAN DOZZA - FABIO RAMAZZINA - THIAGO ABDALLA - SIDNEY MOLINA

    PROGRAMA
    I Parte
    Heitor Villa-Lobos
    (1887 – 1959)
    Bachianas Brasileiras n.9 (1945) ¹
     

    I. Prelúdio

    II. Fuga

      A Lenda do Caboclo (1920) ²
    João Luiz (1979)

    I. Modinha

    II. Urbano (2011-12)*

    Marco Pereira (1950) Dança dos Qautro Ventos (2006)
    II Parte
    Leo Brouwer (1939) “Cadência” de Gismontiana (2004)
    Almeida Prado
    (1943-2010)
    XIV Variações sobre o Tema de Xangô (1961-2003)
    Paulo Bellinati (1950) Carlo’s Dance (2006)*
    Frevo e Fuga (2010)*

     



    * peças dedicadas ao Quaternaglia
    ¹ versão: Thiago Tavares
    ² versão: Eduardo Fleury

Quaternaglia

Guitar Quartet

O Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ) tem sido aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico quanto por sua importante contribuição para a ampliação do repertório. Em seus vinte anos de atuação, o grupo - formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina - vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores brasileiros de diversas gerações, tais como Egberto Gismonti, Almeida Prado, Paulo Bellinati, Sérgio Molina, e Marco Pereira.
Sua atuação começou a despertar o interesse da crítica internacional após a obtenção do "Ensemble Prize" no "Concurso Internacional de Violão de Havana" (Cuba) e da participação em importantes séries de violão e música de câmara dos Estados Unidos. Segundo o jornal Los Angeles Times, "uma aura de pureza penetrou o concerto do quarteto de violões Quaternaglia, que preencheu todos os requisitos com serenidade e inteligência em sua estreia na Califórnia".
A discografia do Quaternaglia inclui os CDs Quaternaglia, Antique, Forrobodó, Presença, Estampas e Jequibau, além do DVD Quaternaglia, gravado ao vivo. Em 2012, como parte das celebrações de seu vigésimo aniversário, o quarteto lançou o CD Jequibau, com música de compositores brasileiros dedicada ao grupo, e atuou como solista de importantes orquestras no Brasil dirigidas por nomes como Leo Brouwer e Isaac Karabtchevsky. Na temporada 2013 estão previstos concertos em Portugal, Estados Unidos, Cuba e em diversos festivais no Brasil.
Os músicos do Quaternaglia utilizam três violões de seis cordas e um violão de sete cordas especialmente construídos pelo luthier brasileiro Sérgio Abreu

 

Voltar