Ana Paula Peters (PR)
Graduada em História (UFPR) e Música (EMBAP), especialista em História da
Arte/Música (EMBAP), mestre em Sociologia (UFPR) com a dissertação “De
ouvido no rádio: os programas de auditório e o choro em Curitiba” e
doutora em História (UFPR). Integrante do grupo “Banza”, (flautas doce e
traverso barroco), gravou o cd “Iberian and African-Brazilian Music in
17th Century Bahia”, pela Naxus. Autora do livro “Suplemento Pedagógico
para A Poesia dos Instrumentos da Música Popular Brasileira”, pela Lei de
Incentivo à Cultura e patrocinado pela Vale, e da coleção “Além das
Notas”, pela Editora Opet, composta por cinco livros para o ensino de
música nas escolas com propostas de atividades e projetos para os alunos
dos anos iniciais do ensino fundamental e material de apoio ao professor
(esta coleção ficou entre os dez livros finalistas do Prêmio Jabuti 2013
de melhor livro didático e paradidático). Autora dos capítulos de livro
“Os regionais de choro e os programas de auditório das Rádios”, da obra
“Songbook do Choro Curitibano”, publicado pela Otto Produções Artísticas,
em Curitiba, em 2012 e “Avaliação da aprendizagem em música” da obra
“Avaliação da aprendizagem em arte”, publicado pela Editora Ibpex, em
Curitiba, em 2009. Atua como professora de sensibilização musical,
musicalização infantil e história da música brasileira, com palestras e
cursos de formação para professores e público em geral. Professora adjunta
da Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR e Coordenadora do
PIBID com o projeto "A música na sala de aula".