Marco Antonio de Almeida

Pianista, Londrinense, iniciou seus estudos com sua irmã Terezinha de Almeida Penna, graduando-se posteriormente na Faculdade de Música "Mãe de Deus". Após trabalhar vários anos com o pianista Gilberto Tinetti e terminar seus estudos de Medicina, transferiu-se para a Alemanha como bolsista do governo alemão, onde completou seus estudos de pós-graduação na "Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo" sob a orientação de Yara Bernette.
Além de prêmios nacionais – Concurso Nacional do Paraná e Jovens Solistas do Rio de Janeiro – foi também laureado em concursos internacionais: "Concurso de Piano de Covilhã" (Portugal), "Concurso de Piano Viotti" (Itália) e "Concurso de Piano Gina Bachauer" (USA). Como intérprete de Mozart tem se apresentado nos mais importantes festivais alemães, tendo gravado em CD o citado compositor com a "Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim".
Dedica especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior, destacando-se a gravação em CD de peças de Ernesto Nazareth na Alemanha e Estados Unidos, e a primeira gravação (após Villa-Lobos) do "Choros Nº 11" para piano e orquestra realizada na Suécia. Participou da primeira audição de obras de Benjamin Britten na Alemanha, e da execução de peças ainda não publicadas de Paul Hindemith. Acompanhou os Presidentes da Alemanha, Richard von Weizsäcker e Roman Herzog, em viagem cultural ao Canadá (1990) e Brasil (1995), respectivamente.
Idealizador do "Festival de Música de Cascavel", Paraná, foi professor do 26º e 27° "Festival de Inverno de Campos de Jordão" e do Festival de Música de Câmara da Paraíba. É diretor artístico da Fundação Mejier-Werner de Caracas, Venezuela, artista convidado do Festival do Verão de Taormina, Sicília e membro do júri do Concurso Internacional de Piano A. Rubinstein. Desde 1995 é membro de Sociedades Alemãs de Música e Medicina, desenvolvendo intenso trabalho na área de prevenção e terapia de enfermidades dos músicos.
É professor catedrático da "Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo" e em 1996 assumiu a cátedra de Metodologia do Ensino do Piano na "Universidade Martin-Luther Halle- Wittenbertg", Alemanha. Neste ano recebe o troféu "Radegundes Feitosa" oferecido pelo Governo da Paraíba pelo seu trabalho a favor da música no Brasil.

Voltar