06.02 - Guitarra
ESQUEMA PARA A CLÍNICA DE GUITARRA
“Tópicos Fundamentais para o Desenvolvimento do Músico Guitarrista ”
(João Castilho)
INTRODUÇÃO
A proposta desta clínica é chamar a atenção de aspectos musicais que considero fundamentais para o desenvolvimento de guitarrista e violonista, além de estimular o aprofundamento dos mesmos.
Serão discutidos pontos como: sonoridade, equipamento, técnica, a importância de se estudar corretamente, análises sobre improvisação, visões sobre o mercado de música atual, definições de conceitos no estudo da harmonia, etc.
Esta oficina visa servir como um complemento aos ensinamentos normalmente administrados em uma escola de música. Como não se trata de um curso a respeito de um assunto específico, não haverá maiores problemas com relação a diferenças de nível entre os alunos matriculados.
SONORIDADE
- Onde começa e onde termina o som.
- Antes de o som sair do seu instrumento é preciso que ele esteja dentro de sua cabeça.
- A influência que o som deve causar em sua inspiração.
- A importância do “acabamento” das notas.
- Nuances de interpretação.
- Tentar reproduzir seu canto em seu instrumento.
EQUIPAMENTO
- Funcionamento da Guitarra.
- Efeitos e ordenação dos efeitos. Comentários a respeito do meu equipamento.
- Amplificadores.
- Importância real de uma marca de equipamento – fator psicológico.
- Diferenças entre violões e guitarras.
BÁSICO de MANUTENÇÃO
- Cuidados básicos com seu instrumento – regulagens; cordas; hardware; etc.
- Noções básicas de funcionamento do seu instrumento.
ESTUDO
- Aprender a detectar suas deficiências.
- Criar maneiras de objetivar seu estudo e torná-lo agradável.
- Tópicos: Técnica, vocabulário musical, harmonia, improvisação, leitura, arranjo, etc.
- Definir prioridades
- Procurar o equilíbrio entre todos os tópicos.
- Uso do metrônomo.
- Como aplicar seus estudos. (choros e clássicos)
- Importância dos livros.
- Gravar e avaliar suas performances.
- A importância da regularidade.
- Violões de nylon e aço.
TÉCNICA
- Técnica não é só velocidade, mas sim tudo que envolva sua relação física com seu instrumento (pegada, articulação, fluência, etc.).
- Sendo criterioso com relação a sonoridade (atenção para a terminação das notas e para a afinação).
- A técnica é algo pessoal. Ache a sua.
- A técnica deve estar sempre a favor da música e não o contrário.
- Estudo da Técnica.
HARMONIA
Uma visão da lógica por traz do estudo da Harmonia e uma exposição de seus conceitos e definições.
IMPROVISAÇÃO
- Definição de improviso.
- Aspectos que envolvem um improviso: tempo, dinâmica, escolha das notas, sonoridade, articulação, artifícios de embelezamento interpretativo, etc. Estudar cada um deles sem se preocupar com os outros.
- Encadeamento de um improviso (princípio, meio e fim ; analogia com uma história).
- A importância de um vasto vocabulário rítmico e melódico.
- Ampliando seu vocabulário melódico.
- Respeitando seu ritmo de evolução e avançando em relação às restrições impostas pelas regras.
- Analisando seus improvisos
- Adquirindo conceitos sobre harmonia (livros e aulas).
- Função dos acordes.
- Conhecendo o som que cada escala provoca sobre os acordes.
- Separando o estudo em três situações progressivas (acordes parados, progressões harmônicas, músicas completas).
- Método para estender seu vocabulário rítmico.
- Desenvolvendo um método para ampliar o vocabulário melódico. De onde vêm às idéias melódicas? Como desenvolver a habilidade de escolher bem as notas, de desenvolver melodias coerentes, de deixar melodicamente claro o caminho harmônico sobre o qual se está improvisando?
- A importância de respeitar algumas regras como: usar somente duas fôrmas, não dar grandes saltos melódicos e manter o mesmo fraseado rítmico.
- Diferenciando a importância das notas.
- O perigo em se acostumar com o que não soa bem.
- Notas de aproximação.
LEITURA
- Importância da leitura para um músico.
- Dificuldades de se ler na guitarra ou violão.
- Como superá-las.
ACOMPANHAMENTO
Acompanhando um solista.
TOCANDO EM CONJUNTO
- Escolhendo o timbre.
- Achando o seu espaço ou percebendo que ele não existe.
- Relação com outros instrumentos de harmonia (piano, violão, etc.)
- Aprendendo a tocar ouvindo como se fosse apenas um ouvinte.
- A importância de estar sempre somando.
- Saber tocar atrás do tempo, á frente ou em cima dele.
- Relação com um solista.
ENSAIO
- Organização
- Disposição dos instrumentos e amplificadores
- Gravação
- Definir objetivos de cada ensaio
- Concentração.
GRAVAÇÃO
- Hierarquia.
- Saber se adequar ao “estilo” de gravação.
- A importância da leitura musical.
- Compreendendo a partitura (lead sheet).
- Concentração.
MERCADO
- A importância de você se encontrar em um ramo da música em que você se sinta realizado.
- Nunca é exatamente como a gente imagina.
- Como side-man (auditions).
- Como músico de estúdio.
- Carreira solo.
- Lançamento de Produtos (discos; livros; etc.).
- Como professor de música.
- Jingles.
- Caminhos alternativos.
ENCERRAMENTO
1. Considerações Finais
2. Em algumas situações nem tudo que está certo é certo.
3. Se você fica um dia sem tocar seu instrumento, você percebe a diferença, se fica uma semana, seus companheiros músicos percebem e se fica um mês aí é o público quem percebe.
4. Quanto mais você pratica, melhor você toca.
5. Com muito talento e pouco esforço jamais chegaremos onde poderíamos ir.
6. Não tente ser o melhor de todos, tente sim ser o melhor que você pode ser.
7. Dinâmica: acostume a tocar no meio termo, pois só assim poderá subir ou descer confortavelmente quando desejar.
8. Uma das poucas coisas que devem ser levadas a sério é o senso de humor.
9. É muito importante achar a energia emocional ideal para aplicar no que quer que você esteja tocando.
10. Quanto mais você progride mais importância você dá aos fundamentos.
11. Musica vêm da vida. Muitas vezes você perceberá que aprenderá mais sobre música com a vida do que com a própria música.
12. Não importa o quanto você conhece sobre os modos, sobre os voicings dos acordes ou quanta habilidade técnica você têm, o que importa realmente é o que você faz com tudo isso.
13. Seja sempre o seu maior crítico.
14. Notas nada mais são que caminhos inteligentes de se unir um silêncio a outro.
15. QUANTO MAIS SE SABE, MAIOR É A NOÇÃO DE SUA PRÓPRIA IGNORÂNCIA.