NotíciasAcompanhe
Composição contemporânea em foco
2º EPCOM vai reunir compositores brasileiros que irão debater a produção atual e a questão da escuta na música nova
por 32º FML - Alea/Doc
2º Encontro Paranaense de Composição Musical Foto: Divulgação

O panorama da composição musical contemporânea estará em debate em Londrina dentro da programação do 32º Festival de Música de Londrina (FML).  Com o tema “As Escutas na Música Contemporânea”, acontece entre 26 (quinta) e 28 (sábado) de julho, o 2º Encontro Paranaense de Composição Musical.

O evento contará com uma série de palestras, conferências, mesas redondas, das 10h30 às 16h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL - Rua Minas Gerais, 297, 1º Andar). As oficinas e workshops, com início às 16h20, finalizando ás 17h30 serão realizados no Teatro Zaqueu de Melo (av: Rio de Janeiro, 413) onde acontecerá também às 20h, a programação artística do 2º EPCOM, aberta ao público.Toda a programação do evento pode ser acessada no site do Festival: www.fml.com.br .

O coordenador do encontro, Fernando Kozu afirma que o foco do evento é trazer para o centro das discussões a atual produção de compositores brasileiros. “A proposta é analisar obras novas que não se enquadram em um estilo defino, mas que podem ser classificadas como música brasileira de concerto, que seguem a linhagem da música erudita e de concerto”, comenta.

Abertura

A palestra de abertura, nesta quinta-feira, 26, às 10h30, será apresentada pela Profª.Drª. Carole Gubernikoff, da UNIRIO.  A musicóloga falará sobre as “Implicações Éticas e Estéticas na Criação Musical Contemporânea e suas Consequências na Escuta”.  Kozu observa que o tema da escuta será aprofundado nas mesas redondas que irão reunir os compositores convidados deste anos. São eles: Flo Menezes, de São Paulo (SP), Maurício Dottori, de Curitiba (PR), Pauxy Gentil-Nunes, do Rio de Janeiro (RJ) e Rogério Vasconcelos, de Belo Horizonte (MG).

Kozu afirma que a ideia do encontro também é promover trocas de experiências entre os compositores e participantes, além de apresentar as diferentes perspectivas da música contemporânea. “O evento é uma oportunidade para os compositores apresentarem ao público um tipo de música que está mais ligado ao universo acadêmico”, comenta. Ele observa que além das discussões sobre conceitos teóricos, o público poderá ouvir como soa a sonoridade produzida pelas composições dos participantes nas apresentações no Teatro Zaqueu de Melo.

O compositor Flo Menezes afirma que o Encontro é uma iniciativa importante pois reúne as novas gerações de compositores da chamada “música nova”. “Todo festival de música deve passar pela questão de composição, e é fundamental discutir o que se está produzindo e também a execução destas obras”, diz. 

Menezes afirma que a produção dos compositores que participam do encontro vai totalmente na contra-mão do que se produz no mercado. “Não estamos trabalhando para resistir à música da indústria. Mas a gente opta por fazer música erudita por que a gente gosta. Porque na verdade a gente vive uma imbecilização na música brasileira”, afirma. 

Para o compositor mineiro Rogério Vasconcelos Barbosa, a discussão em torno das escutas da música contemporânea buscará apontar algumas estratégias para lidar  com o ouvinte atual.  “O ouvinte comum está habituado a localizar a música por meio de elementos como a melodia e a harmonia. E a música contemporânea desloca a escuta desses referenciais. A intenção é provocar o ouvinte a buscar novas formas de se sensibilizar para a música nova”, comenta.

Serviço:

32º FML

2º Encontro Paranaense de Composição Musical (EPCOM).

De 26 a 28 de julho

Palestras: Início das 10h30 às 12h // 14h às 16h

ACIL – auditório (Rua Minas Gerais, nº: 297 – 1º andar)

Oficinas: início das 16h20 às 17h30

Teatro Zaqueu de Melo (Rua Rio de Janeiro, 413)

Programação  geral :palestras, workshops, mesas redondas. Ver no site:

www.fml.com.br / acessar 2º Epcom

 

Assinatura:

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, SESC Paraná, Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.


Voltar→