NotíciasAcompanhe
Um músico afinado com seu tempo
Prestigiado no Brasil e no exterior, o trombonista Bocato se apresenta com Rubem Farias Trio, no sábado (dia 21), último dia do Jazz in Festival do 32º FML
por por 32º FML - Alea/Doc
O trombonista Bocato encerra hoje (21) o Jazz In Festival no Bar Valentino. Foto: Divulgação

Após cinco dias consecutivos de apresentações, o Jazz in Festival, inserido na grade artística do 32º Festival de Música de Londrina, chega ao final neste sábado (dia 21) com o show de um dos mais prestigiados músicos brasileiros: Itacyr Bocato Júnior. Ou simplesmente Bocato, trombonista aplaudido até no exterior. Ele sobe ao palco do Bar Valentino, às 22h30, acompanhado de Rubem Farias Trio.

No repertório, canções autorais como “Grazie a Dio”, “Living in Jaçanã” e “Cacique Cantareira”, além de temas de alguns mitos do Jazz como Miles Davis. Os solos de trombone terão acompanhamento do trio formado por Rubem Farias (contrabaixo), Gileno (guitarra) e Vitor Cabral (bateria).

Essa é a primeira vez que Bocato vem a Londrina como atração principal. Em outras oportunidades, o trombonista esteve em palcos locais como integrante da banda de grandes nomes da Música Popular Brasileira como Ney Matogrosso, Rita Lee e Roberto Carlos.

Aliás, o instrumentista participou de inúmeras gravações e shows de artistas dos mais diferentes estilos – de Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção, passando por Gal Costa e Maria Rita, ou mesmo os radiofônicos Inimigos da HP e Art Popular. “Eu gosto muito de jazz e música clássica também. Não me prendo a nada, não tenho preconceito com estilos”, diz ele, que já integrou a banda do Programa do Faustão.

Foi, no entanto, com Elis Regina que a carreira como instrumentista se intensificou. Com a mais complexa intérprete da história da MPB, Bocato gravou e tocou ao vivo, em 1980, no antológico “Saudades do Brasil”. “Elis foi o melhor músico que conheci. Ela era uma artista de verdade, perfeccionista. Com a Elis tudo tinha que ser bem feito, muito bem ensaiado”, informa.

Com mais de 30 anos de carreira e cerca de 20 discos, Bocato é também arranjador e produtor. Em seu currículo constam várias turnês pela Europa, onde residiu em 1999. Ele tocou em importantes festivais com o de Montreux. “Eu tenho muito claro o que quero e o que vou fazer. Por respeito a mim e a outros artistas, busco a perfeição para que nenhuma nota desafinada saia”, frisa Bocato.

Cinemática - Após a apresentação de Bocato, quem sobe ao palco do Bar Valentino é a banda londrinense Cinemática, que em cinco anos de existência vem ampliando o público cada vez mais. O groove e o funk são as bases musicais.  No repertório, temas como “I shot the sheriff” (Bob Marley) e Watermelow Man” (Herbie Hancock) e  “Caravana” (Dizzy Gillespie),  

SERVIÇO

 

Jazz in Festival. 32º FML

O trombonista Bocato e  Rubem Farias Trio// Banda Cinemática

Dia 21 - sábado, às 22h30,

Bar Valentino (Avenida Faria Lima, 486).

Coordenação Musical: Kiko Jozzolino.

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (estudantes e professores do FML)

Vendas só no Bar Valentino.

 

 

Assinatura:

 

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, Sesc Paraná,  Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.


Voltar→