NotíciasAcompanhe
Aberto o 32º FML na Catedral de Londrina
Primeiro concerto do Festival de Música emociona público na Catedral Metropolitana de Londrina
por Alea / Doc
Osuel, coros e músicos convidados de apresentam para Catedral lotada. Foto: Elvira Alegre / Rubem Vital

Seguindo a tradição, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) e músicos convidados, sob a regência do maestro Maurízio Colasanti, maestro titular e diretor artístico da orquestra abriu neste sábado a noite a programação artística do 32º Festival de Música de Londrina.

 

O Concerto começou às 21h e neste domingo (15), no mesmo horário uma nova récita será apresentada. A direção do Festival comunica, que mesmo quem não tem convites pode ir ao Concerto desta noite, porque o espaço foi readequado para um público maior. A Catedral Metropolitana pela primeira vez recebe um concerto deste porte, com cerca de 200 músicos.

 

Na programação do concerto peças de cinco compositores: H. Villa Lobos, “Prelúdio/ Bachianas Brasileiras, nº 4; R. Stolzel, “Concerto para Trompete, Piccolo e Cordas”; C. Gounod, “Missa Solene de Santa Cecília: Kyrie, Glória, Agnus Dei; P. Mascagni, “Regina Coeli da Ópera Cavalleria Rusticana” e L. V. Beethoven,“Sinfonia nº 9/ Final: Hino à Alegria”.

 

Fazendo parte da programação do concerto e abrilhantando a noite de abertura, os Coros da UEL e da Igreja Presbiteriana Central de Londrina, preparados pelos regentes Regina Balan, Paloma Scucuglia e Jailton Santana.

 

A sinfonia de Beethoven contará com os solistas Kalinka Damiani (soprano); Débora Almeida (mezzo-soprano), Ricardo Castro (tenor) e Yan Szot (barítono). O trompetista Cícero Cordão será solista da obra de R. Stozel.

 

 

Segundo o diretor artístico do Festival de Música de Londrina, o pianista londrinense Marco Antônio de Almeida, a programação do Concerto de Abertura foi pensada sob o ponto de vista do espaço: a Catedral.

 

“Na ausência do nosso querido teatro Ouro Verde, o 32° Festival de Música de Londrina, entoa seus primeiros acordes na Catedral Metropolitana de Londrina, situada no mesmo local de uma das nossas primeiras construções, em um dos pontos mais altos da cidade e um marco histórico”, diz o diretor.

 

E complementa, “o Concerto de Abertura inicia com uma obra de Villa Lobos, uma das principais figuras da Semana da Arte Moderna, que neste ano comemora 100 anos, e termina com uma das mais grandiosas obras de Beethoven, o último movimento da 9° sinfonia, para Orquestra e Coro, baseado em um poema do grande poeta alemão Schiller: Ode à Alegria. E nesta corrente de fraternidade, vamos ouvir o barítono solista entoar a parte principal do poema: “Ó meus irmãos que não mais ressoem estes tristes tons, elevemos nossas vozes e cantemos a Alegria”.

 

Assinatura:

 

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, Sesc Paraná,  Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.

Voltar→