Programação Artística
A Programação Artística promove cerca de 80 eventos nos mais variados espaços de Londrina e região assim distribuídos:
Música nos teatros, Música na cidade (Open air), Música nos hospitais, Música nos bares e Música na região.

HOSPITAIS OPEN AIR BARES REGIÃO

Clique no ícone "" ao lado de cada evento para obter mais informações.

Arrigo Barnabé

Surge na cena musical brasileira no final dos anos 70 ( 1979 – vencedor do festival universitário da TV Cultura com Diversões Eletrônicas e finalista do Festival de MPB da TV Tupi com Sabor de veneno) Em 1980 lança o álbum independente "Clara Crocodilo", marco inicial da vanguarda paulista, apresentando uma fusão entre a música popular urbana e a música erudita contemporânea. Em Tubarões Voadores, 1984, inicia uma pesquisa para unir música e história em quadrinhos. Compositor convidado para "Sonidos de las Américas : Brasil" em 1996 na cidade de Nova Iorque. Apresentou-se em diversos festivais pela Europa e América do Sul. Seus trabalhos mais recentes incluem a trilha sonora do filme, "Oriundi" de Ricardo Bravo, protagonizado por Anthony Quinn, a trilha sonora do filme “Doutores da alegria” de Mara Mourão, a “Missa In Memoriam Arthur Bispo do Rosário" ( 2003 ), e a “Missa in Memoriam Itamar Assumpção” (2005). Ainda em 2005 escreve a ópera “ Enquanto estiverem acesos os avisos luminosos” com libreto e direção de Bruno Bayen, apresentada no SESC Ipiranga em São Paulo( 8 récitas). Em 2006 escreve, sob encomenda da “Orquestra a base de sopros” de Curitiba, a peça “Metamorfose”. Em 2009 “Metamorfose” é apresentada no teatro Guairá para gravação de um dvd que será lançado em novembro próximo. Ainda em 2008 escreve sob encomenda de Ricardo Pais e do grupo de percussão “Drumming”, “Caixa da música” e “Out of Cage” peças cênicas para percussão, estreadas no Teatro Nacional São João em Porto, sob direção de Ricardo Pais. Em 2009 faz a música para o longa-metragem “Família muda e vende tudo” de Alain Fraisnot. Estréia o show “Caixa de ódio”, dedicado a interpretação da obra de Lupicínio Rodrigues. Idealiza e apresenta, desde 2004, o programa Supertônica, na rádio Cultura FM.

Bar Valentino | 18 e 21 de julho | 22h30
ARRIGO BARNABÉ
em Caixa de Ódio

Músico e ator, Arrigo Barnabé homenageia o compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) explorando um repertório cheio de “raiva, angústia e revolta”, sentimentos sempre presentes na obra do compositor. No programa “Cadeira Vazia”, “Se acaso você chegasse”, entre outras.

Participação de Paulo Braga – piano, e Sergio Espíndola - violão e voz.

Teatro Universitário Ouro Verde - 18 de julho | 10h30
VIVA A CRIANÇA!
O Festival de Música de Londrina já se tornou uma colônia de férias musical e vale a pena conferir a performance deste clube mirim no espetáculo Viva a Criança que reúne 250 pequenos artistas formando uma emocionante orquestra de violinos, violoncelo, flauta doce e coral.

SESC MUSICAL
SESC | 12 de julho | 14h00 - 18h00
CALÇADÃO | 13 de julho | 11h30
MÃE DE DEUS | 14 de julho | 10h30
LIA DE ITAMARACÁ
Ciranda de Ritmos
Cirandeira de Itamaracá, ilha perto de Recife, Lia e seus músicos apresentam repertório que inclui coco de raiz e loas de maracatu, além é claro de cirandas acompanhadas por percussão (ganzá, surdo, tarol, congas) e saxofone.

Norton Morozowicz
Flautista e regente, Norton Morozowicz estudou em Curitiba, no Rio de Janeiro e na Alemanha, a convite de Aurele Nicolet. A partir de 1969, ocupou o cargo de flautista-solista da Orquestra Sinfônica Brasileira durante 17 anos. Com a OSB, realizou inúmeras excursões pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá. Atuou como solista nas principais orquestras brasileiras, sob a regência de maestros como Karl Richter, Isaac Karabtchevsky, Heimuth Rilling, Eleazar de Carvalho e Howard Mitchell. Como camerista, tem atuado no Brasil e exterior com seu irmão Henrique, de Curitiba, e com os pianistas Homero Magalhães e Lais de Souza Brasil; em duo com a pianista Glacy Antunes de Oliveira, da Universidade Federal de Goiás, realizou extensas "tournées" pelos Estados Unidos no inverno de 86/87 e no verão de 88, tendo também representado o Brasil, em 1992, no Sound Celebration - Festival Internacional de Música Contemporânea da Orquestra de Louisville, USA. Apresentou-se com a cravista Helena Jank e com o violonista Sérgio Abreu. Foi parceiro de Jean Pierre Rampal nas suas temporadas brasileiras de 81, 82, 83 e 85.
A convite, tem dirigido as principais orquestras do país, como a OSB, as Sinfônicas Estadual e Municipal de São Paulo, Sinfônica Nacional da UFF, Sinfônica da USP e orquestras sinfônicas do Paraná, Porto Alegre, Brasília e Goiás. Sob sua direção têm-se apresentado alguns dos maiores músicos de nossa geração, tais como: Maurice André, Jean Pierre Rampal, Nelson Freire, Arthur Moreira Lima, Lais de Souza Brasil, Ingrid Haebler, Boris Belkin, Antonio Menezes, Leopold Lafosse e o saudoso Antonio Guedes Barbosa, dentre outros. Também atua no campo pedagógico no Brasil e exterior, constantemente integrando comissões julgadoras de concursos nacionais e internacionais, além de "master classes" em universidades brasileiras e estrangeiras.
Em 1979, criou o Festival de Música de Londrina, do qual foi diretor artístico até 1981. Organizou os Festivais de Música de Câmara de Blumenau nos anos de 1983, 84 e 93. Em 1985, assumiu a direção artística do Encontro Nacional "Pequenos & Grandes Artistas", em Goiânia. Fundador da Orquestra de Câmara de Blumenau, foi seu regente e diretor artístico desde sua criação, em 1981, até 1992. Em 1990, realizou um de seus sonhos: reger a Orquestra de Câmara de Blumenau na Europa (Alemanha, Áustria e Tchecoslováquia), com absoluto sucesso de crítica e de público. Tanto que, em 1992, retornou à Europa com sua orquestra, convidada para o Festival de Música de Zurich, na "Tonhalle", e novos concertos na Suíça, Áustria e Alemanha.
Com mais de 20 discos gravados, Norton Morozowicz vem prestando significativa contribuição para música de seu país, por estrear, apresentar e gravar, quer como regente, solista ou camerista, obras de compositores brasileiros de todas as épocas. Atualmente, é Professor Visitante do Instituto de Artes da Universidade de Goiás.
Teatro Universitário Ouro Verde | dias 12 e 13 de julho | 20h30
Marco Antonio de Almeida
Londrinense, iniciou seus estudos com sua irmã Terezinha de Almeida Penna, graduando-se na Faculdade de Música “Mãe de Deus”. Estudou com Gilberto Tinetti e após terminar seus estudos de Medicina, transferiu-se para a Alemanha, onde completou seus estudos de pós-graduação na “Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo” sob a orientação de Yara Bernette. Freqüentou cursos com mestres de renome internacional: Magda Tagliaferro, Paula Badura Skoda, Christoph Eschenbach, Nikita Magaloff, Elgin Roth, Fausto Zadra e Carlo Zecchi. Além de prêmios nacionais foi também laureado em concursos internacionais: “Concurso de Piano de Covilhâ” (Portugal), “Concurso de Piano Viotti” (Itália) e “Concurso de Piano Gina Bachauer” (USA). Como intérprete de Mozart tem se apresentado nos mais importantes festivais e gravou em CD o citado compositor com a “Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim”. Entre seus companheiros de música de câmara salientamos Antonio Meneses - violoncelista, a oboísta americana Anne Leek, o Quarteto de Cordas de São Paulo e o Quinteto de Sopros de Moscou. Dedica especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior, destacando-se a gravação em CD de peças de Ernesto Nazareth na Alemanha e a primeira gravação (após Villa-Lobos) do “Choros Nº 11” para piano e orquestra realizada na Suécia. Acompanhou os Presidentes da Alemanha, Richard von Weizsäcker e Roman Herzog, em viagem cultural ao Canadá (1990) e Brasil (1995), respectivamente. De 1990 a 1994 foi Diretor Artístico do “Festival de Música de Londrina”, idealizando o Simpósio Paranaense de Educação Musical e introduzindo a música popular no Festival. Professor de várias edições do “Festival de Inverno de Campos do Jordão”, é Conselheiro da Fundação Mejier-Werner de Caracas, Venezuela e júri do Concurso Internacional de Piano A. Rubinstein. É membro de Sociedades Alemãs de Música e Medicina, desenvolvendo intenso trabalho na área de prevenção e terapia de enfermidades dos músicos. Desde 1980 é professor catedrático da “Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo” e em 1996 assumiu a cátedra de Metodologia do Ensino do Piano na “Universidade Martin-Luther Halle-Wittenbertg”, Alemanha. Desde 2005 é novamente Diretor Artístico do Festival de Música de Londrina.
Maria Guinand (born in Caracas, Venezuela, in 1953) is an internationally renowned choral conductor.
María Guinand received her bachelor's and master's degrees in music from the University of Bristol, England in 1976 and 1982, respectively. Guinand then earned a Choral Conductor Diploma from the Youth Orchestra Academy in Caracas in 1980.
Her leadership positions have included being the dean of the Jose Angel Lamas Music School and of the University Simón Bolívar in Caracas where she is a professor of music. In Venezuela, she conducts the Cantoría Alberto Grau, the Orfeón Universitario Simón Bolívar, and the Schola Cantorum de Venezuela. Guinand served as the conductor of the Festivalensemble Choir for The European Music Festival from 2001 to 2004. She has served on the Executive Committee of the International Music Council of UNESCO, and as Vice President for Latin America and First Vice-President in the International Federation for Choral Music. She was the principal organizer of the Americas Cantat III held in Caracas in 2000.
Guinand is widely known from her association with La Pasión Segun San Marcos (St. Mark Passion) composed by Osvaldo Golijov. The piece was commissioned by Helmuth Rilling to commemorate the 250th anniversary of the death of J.S. Bach. It was premiered at the 2000 European Music Festival with the Schola Cantorum de Caracas (now of Venezuela) and the Orquesta La Pasión. Infused with the rhythms of both the popular and classical music of Latin America, La Pasión is a singular work and has been performed around the world under Guinand's direction.
In 1996, Guinand conducted the world premiere of Golijov's Oceana Cantata for Vocalist, Boy Soprano, Chorus, and Orchestra, as part of the Oregon Bach Festival held in Eugene, Oregon, USA. She has edited a series of Latin American choral pieces available from Earthsongs.
Hänssler released a recording of the Golijov Pasión in 2001, and a new recording by Deutsche Grammophon is forthcoming. Her recording of Golijov's Pasión según San Marcos was nominated in the 44th Annual Grammy Awards (2002) in the Best Choral Performance category, and in the 3rd Annual Latin Grammy Awards (2002) in the Best Classical Album category.
In 2006, Guinand worked with John Adams and Peter Sellars as Choir Master in the World Premiere of A Flowering Tree in Vienna, Austria and in its 2007 recording with the London Symphony Orchestra for Nonesuch Records.
CONCERTOS DE ABERTURA | HOMENAGEM A LONDRINA
Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Coros da UEL e convidados
Dois músicos de relevante importância, um criador e o outro diretor do Festival de Música de Londrina, se encontram neste memorável momento de música, celebrando os 30 anos do Festival e homenageando Londrina.
Solista: Marco Antonio de Almeida, piano
Regência Coral: Maria Guinand, Venezuela
Participação especial: Fafá de Belém, cantando o Hino a Londrina
Regente : Norton Morozowicz
G. Gershwin       Concerto para piano em fá
H.Villa Lobos     Choros nº10 para orquestra e coro
22h00 | escadaria do Teatro GRUPO ISHINDAIKO

Teatro Universitário Ouro Verde - dia 14 de julho | 20h30

EVENTO SERCOMTEL

FAFÁ DE BELÉM EM
“VOZ E PIANO”


Nesse show a cantora mostra toda a diversidade de seu trabalho, interpretando grandes sucessos da sua carreira:“Foi Assim”, “Coração do Agreste”, “Bilhete”, “Memórias”, “Andança” e “Último desejo”, em homenagem aos 100 anos de nascimento de Noel Rosa.

Piano: Maestro João Rebouças

 
VAMOS À ÓPERA

Teatro Marista - dia 18 de julho | 18h e 21h


DUAS RÉCITAS

ÓPERA “A MEDIUM”
de Gian Carlo Menotti

ENSEMBLE
NEW HOPE OPERA | ALEMANHA
Diretora: Nadine Hellrieger

“A Medium” é uma ópera dramática em 2 atos com libreto e música de Gian Carlo Menotti. A excelente performance do elenco alemão da New Hope Opera é uma mistura de música clássica de ópera com o moderno rock. A ópera se passa em uma falsa sessão espírita, até que uma mão fria surpreende a médium. A música inspira vozes e estranhas visões e uma viagem ao fundo da alma se inicia...

LEGENDAS EM PORTUGUÊS

VAMOS À ÓPERA

Teatro Zaqueu de Melo

dia 23 de julho | 16h30 e 18h

A SERVA PADRONA
La Serva Padrona Pergolesi (1710 - 1736 )

Celebrando 300 anos de nascimento de Pergolesi, os participantes do curso Prática Opera Studio apresentam a ópera bufa La Serva Padrona sob a direção de Nadine Hellriegel – diretora do Ensemble New Hope Ópera – Hamburgo.

Essa ópera cômica conta as desventuras da criada serpina, educada desde a infância pelo patrão Uberto. quando adulta cai de amores pelo patrão e urde uma série de “armadilhas” para conseguir casar com Uberto.

TEATRO UNIVERSITÁRIO OURO VERDE - dia 19 de julho | 20h30
Cine Teatro Fênix - dia 16 de julho | 20h00
Robert Schumann
(1810 -2010)
200 anos de nascimento

ROMANTISMO COMO DESTINO
ICH LIEBE DICH!

Espetáculo cênico musical com música e correspondência do casal mais expressivo do romantismo alemão, Clara Wieck e Robert schumann.

As mais lindas obras musicais de Robert Schumann serão interpretadas pelos artistas do 30º FML.

Idealização e direção musical
Marco Antonio de Almeida
.

Lívia de oliveira - atriz
Remir Trautwein - ator
Guilherme Kirchheim - assistente de direção

Sílvio Ribeiro - direção cênica

 

 


TEATRO ZAQUEU DE MELO- dia 13 de julho | 18h00
VENTO TRIO | USA

Janet Grice, fagote, Sarah Bednarcik, clarinete e Kevin Willois, flauta, interpretam obras de compositores das Américas e homenageiam especialmente a música brasileira

 

 


SESC MUSICAL

dia 13 | 21h00 | Teatro Zaqueu de Melo
dia 14 | 15h30 | SESC SOCIAL

GRUPO DE CHORO, ACORDEON E VIOLA CAIPIRA

A música popular celebrando suas raízes em corda
dedilhadas, fole e percussão
Oscar Bolão - Percussão no Choro
João Egashira - Violão/ violão 7 cordas
Marcílio Lopes - Bandolim / Cavaquinho
Ivan Vilela - Viola Caipira

 
Fabio Witkowski
Mestre pela Hartt School of Music, o pianista Fábio Witkowski é o chefe do departamento de música da Hotchkiss School, nos Estados Unidos. Já se apresentou em vários festivais de renome internacional, entre eles o Tanglewood Institute, o Prague Piano Festival, e o Amalfi Coast Music Festival, na Itália, onde tem atuado como pianista e professor pelos últimos 10 anos. Como solista, já se apresentou na China, Alemanha, Espanha, República Checa e Itália. Nos Estados Unidos, mantém uma agenda de concertos nas cidades de Boston, Nova Iorque, Hartford, Chicago, Washington e Milwalkee, incluindo concertos no Carnegie Hall e no Kennedy Center. Considerado pela crítica como “um pianista de porte, tocando passagens de bravura, sensibilidade e agilidade”, já se apresentou com os quartetos de cordas Emerson, Guarneri, e Fine Arts, além de se apresentar frequentemente em concertos com sua esposa Gisele Witkowski, com o Witkowski Piano Duo. Também se apresentou como solista junto à Hartford Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de São Bernardo do Campo, Orquestra L’Estro Armonico, Orquestra Sinfônica Paulista e Hartt Symphony Orchestra.
Gisele Nacif Witkowski
Após concluir o seu mestrado na Manhattan School of Music, Gisele Witkowski fixou residência nos Estados Unidos, onde tornou-se diretora do departamento de piano da Hotchkiss School. Aclamada pela crítica de Nova York como "a estréia mais genuinamente fascinante ouvida nos últimos tempos", por ocasião de seu recital solo no Carnegie Hall, como vencedora do concurso 26th Artists International Young Artists Piano Award, Gisele vem atuando intensamente em recitais por todo o Brasil, Estados Unidos, China e Europa. Seus concertos com orquestra incluem apresentações com a Orquestra de Piracicaba, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Hartt Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica Paulista e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Como camerista, já se apresentou com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, com o Fine Arts Quartet, além de apresentar-se regularmente com o seu marido, Fabio Witkowski, como parte do Witkowski Piano Duo. Já ministrou aulas e Master classes nos festivais de Ourinhos, São João Del Rey, e no Amalfi Coast Music Festival, onde tem atuado por 9 anos como pianista e professora.
Teatro Zaqueu de Melo | dia 15 de julho | 18h00

DA ÁUSTRIA À BROADWAY

FÁBIO E GISELE WITKOWSKI

os pianistas brasileiros radicados nos Estados Unidos
apresentam um repertório solo e à 4 mãos.

Mozart, Brahms, Chopin, Schumann e Gerswhin

 
Evgueni Ratchev
Natural da Bulgária, o violinista Evgueni Ratchev realizou sua Graduação e Mestrado em Violino na Academia Superior de Música de Sófia, Bulgária. Especializou-se em Violino com o Profº Fritz Elers, como camerista com o Profº Ziegfried Palm (Alemanha) e em Regência Orquestral com Franco Ferrara em Siena(Itália). Finalista no Concurso Internacional de Violino “J. S. Bach” em Leipzig(Alemanha). Integrou como Spalla e Solista uma das mais importantes Orquestras de Câmara da Bulgária, a “Stúdio Concertante”. Em 1987, veio para o Brasil,criando o Quarteto de Cordas de Belém. Fundou a Orquestra de Câmara do Pará, atuando como regente e spalla. Como maestro convidado e solista, realizou vários concertos no Brasil,com as Orquestras Sinfônicas de Belo Horizonte, Brasília e Paraná, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Desde 1996 é Spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Ocupou o cargo de maestro adjunto nesta mesma orquestra no período de 1996 à 2003. Realizou concertos como regente convidado da Garland Symphony Orchestra, New Symphony Orchestra of Arlington, Las Colinas Symphony Orchestra, no Texas(EUA). Integrou o corpo docente de violino e música de câmara no Curso Superior de Música da Universidade Estadual de Maringá(Pr). É professor convidado nos Festivais de Música de Londrina , Brasília e Cascavel. Em 1998 fundou Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” sendo spalla e Diretor Artístico. Dirigiu a gravação do primeiro CD “Imagens Brasileiras” da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” que resultou em reconhecimento nacional recebendo o maior prêmio de música, PRÊMIO TIM DE MÚSICA BRASILEIRA. Realiza inúmeros concertos com esta orquestra, percorrendo todo o estado do Paraná e outras cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Curitiba, Ouro Preto, Juiz de Fora, Marília, entre outros. Anualmente é convidado a realizar master classes de violino e concertos como regente e solista de Missouri Chamber Orchestra e da Univesity Philarmonic Orchestra, Missouri-Columbia(EUA).

 

CONCERTOS PLAENGE
Teatro Universitário Ouro Verde - dia 17 de julho | 20h30
AS QUATRO ESTAÇÕES - Um encontro entre Vivaldi e Piazzolla

As quatro Estações, uma das maiores e mais conhecidas obras do barroco tardio italiano do compositor A. Vivaldi (1678 -1741), em contraponto com as quatro Estações Portenhas do compositor argentino A. Piazzolla (1921-1992). O descritivo europeu das estações em contraste com a nostalgia portenha oportunizando aos ouvintes as diferentes características dos períodos da História da Música – o barroco e o moderno.

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina

Direção Artística: Evgueni Ratchev


Solista: Claudio Cruz – violino

Julija Botchskovskaia (Rússia)
Nascida na Ucrânia, teve suas primeiras aulas de piano com sua mãe, a professora Ludmila Botchkovskaia, e seu talento logo foi reconhecido com um lugar na Escola de Música Central de Moscou, onde teve como professora Tâmara Koloss de 1981 a 1989. Continou seus estudos na capital russa no famoso Conservatório Tchaikovsky na classe de Vera Gornostaeva até 1993. Neste período Julija Botchkovskaia tocou em vários lugares da antiga União Soviética, tanto em recitais solo como acompanhada por várias orquestras. Uma nova fase de sua vida começou quando se mudou para Hamburgo e passou a estudar na Escola de Música e Teatro de Hamburgo com o professor Volker Banfield. Venceu inúmeras competições, como o Prêmio Maria Canals em Barcelona e a Competição Mundial de Piano AMSA em Cincinnati. Tem se apresentado em salas de concerto por todo o mundo, inclusive Japão e América do Sul. Suas gravações são programadas por rádios como a BBC, Radio Suisse Romande, Deutschlandfunk Berlin e NDR Kultur. Sua performance da música de Nikolaj Roslavets, gravado com o violinista Mark Lubotsky e sua dedicação para a Fundação Alemã de Proteção ao Monumento são exepcionais. Atua como docente no Hochschule für Musik und Theater de Hamburgo. Seu nome figura desde 2007 na lista de artistas de elite da Steinway. Em 2009 fez parceria com a violoncelista Natalia Gutman.

 

Teatro Universitário Ouro Verde - dia 16 de julho | 20h30

JULIJA BOTCHKOVSKAIA | Rússia

Pianista do Conservatório de Moscou e da Hochschule für Musik und Theater Hamburg, vencedora de concursos internacionais se apresenta pela primeira vez no Festival de Música de Londrina, homenageando os 200 anos de Chopin e Schumann.

 F. Chopin: Valsas, Mazurcas e Estudos
R. Schumann: Estudos Sinfônicos

 

Teatro Universitário Ouro Verde - dia 15 de julho | 20h30

Vitor Gorni
Vitor Hugo Gorni é instrumentista, compositor e arranjador musical. Fez pós-graduação em regência. Depois de estudar com o Maestro Andréa Nuzzi, continuou seus estudos de instrumento com seu tio Dorival Gorni, e depois com Sebastião Alcântara. Cursou teoria e solfejo na Faculdade de Música Mãe de Deus e composição e regência com o Maestro Othonio Benvenuto da Silva. Desde 1986 atua como clarinetista na Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Participa ativamente do movimento musical regional tanto na área pedagógica quanto na artística. Participou de diversas gravações de discos e espetáculos como instrumentista, diretor musical e arranjador. Gravou o Cd “Vitor Gorni Entre Amigos” e o “Londrina Big Band”, premiado pelo Itaú Cultural. Desde 2.000 é o regente titular da Orquestra de Sopros Paranavaí e da Corporação Musical 7 de Setembro de Cambé..

 

Teatro Universitário Ouro Verde
dia 20 de julho | 20h30

BIG BAND PLAENGE e MPB

Conjuntos de MPB e Jazz do 30º FML – a música popular, incluída na programacão do Festival em 1990, oferece cursos de prática e estruturação musical com a tarefa principal de investir na difusão da música popular excluída da mídia comercial, apresentando o que há de melhor no repertório Jazzístico e de MPB.

Professores, alunos e artistas do 30º FML
Regência: Vitor Gorni

 

Teatro Universitário Ouro Verde
dia 16 de julho


Ler notícia

 

 

 

TEATRO ZAQUEU DE MELO

 

Camilo Carrara (SP)
Violonista, multi-instrumentista, arranjador, compositor, produtor e professor, Camilo Carrara tem atuado no cenário musical fazendo a ponte entre os universos da música erudita e popular. Graduado pelo Departamento de Música da USP, é freqüentemente requisitado para gravações, shows e concertos, pelo Brasil e exterior, ao lado de artistas como Alaíde Costa, Ana de Hollanda, Antonio Nóbrega, Carmina Juarez, Cida Moreira, Eliete Negreiros, Eugênia Melo e Castro (Portugal) Fortuna, Johnny Alf, José Miguel Wisnik, Lokua Kanza (Congo), Luciana Alves, Marcelo Quintanilha, Mônica Salmaso, Ná Ozzetti, Olívia Byington, Rodolfo Medeiros (Argentina), Suzana Salles, Toquinho, Vania Abreu, Virgínia Rosa e Zizi Possi. Tem atuado junto a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Municipal de São Paulo (OSM), Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André e junto ao Het Spectra Ensemble - grupo belga de música contemporânea. Em 2003, participou como músico convidado da I Turnê Européia da OSESP, e, entre 2008 e 2009, gravou a “Canção do Amor”, de Heitor Villa-Lobos, e “Festas Romanas”, de Ottorino Respighi, sob a regência de John Neschling, para o selo escandinavo BIS. Em 2004 foi um dos finalistas do Prêmio Visa – versão instrumental, como integrante do Trio Setó. Sua discografia é composta por participações em mais de 40 Cds, e seu primeiro CD solo: “Canção do Sol Nascente” – com arranjos de canções tradicionais japonesas para violão, foi lançado pela gravadora Azul Music. O mesmo selo licenciou os CDs Violão e Floresta, Tocando a Alma 3, Spa Águas Termais e Música do Japão, direcionados para o mercado de música para relaxamento e meditação. Em 2002 produziu, arranjou e compôs as canções do CD "Palavra de Criança", trabalho idealizado para arrecadar fundos para a Associação Beneficente Lar de Maria, em Santo André. Na área de criação destacam-se suas trilhas para dança, TV, cinema, publicidade e teatro. Nos últimos anos compôs “Wabi Sabi”, espetáculo de dança-instalação da bailarina e coreógrafa Susana Yamauchi, contemplado pelo PAC de dança-2007; para a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo compôs a trilha do site “Fábricas de Cultura”, assim como a trilha do espetáculo “Pedrinho Brasilândia”; assinou a música de “Além das Horas”, curta-metragem de Eliane Coster, roteiro vencedor do prêmio Crônicas da Cidade, da Prefeitura de São Paulo; compôs a trilha incidental do programa Globo Rural, da TV Globo, para o Centenário da Imigração Japonesa. Desenvolve intensa atividade pedagógica, tendo sido professor no Conservatório Brooklin Paulista, Espaço AUE, Conservatório Mozart, Colégio Friburgo, Colégio Magno e Colégio Galileu Galilei. Lecionou nos Festivais de Música de Prados-MG e foi palestrante do I Mini-Festival de Música Contemporânea da Universidade Federal de Goiás-GO. Coordenou o Departamento de Cordas Dedilhadas da ULM (Universidade Livre de Música), entre os anos de 2003 e 2008, e, desde 2002, integra o quadro de professores do Festival Internacional Música nas Montanhas, em Poços de Caldas-MG. Participou da equipe que elaborou o primeiro ENADE de música, em 2006, e freqüentemente integra bancas examinadoras em festivais de música e provas para vestibular. No momento é professor da Faculdade Cantareira e do curso de Formação para Músicos Educadores do Espaço Musical, em São Paulo. Seu leque de atuação ainda inclui o de parecerista em causas jurídicas que envolvem violações dos direitos autorais na área de música. .

 

TEATRO ZAQUEU DE MELO | dia 14 de julho | 18h00

RECITAL DE VIOLÃO

CAMILO CARRARA


“Canção do Sol Nascente e outras paisagens”

Arranjos para violão de músicas do Japão,
Irlanda, Líbano, Brasil e Espanha.


Participação especial de André Siqueira.

CONCERTO AZUL CAIXA
zerão | dia 18 de julho | 15h00 caminhada | 16h30 anfiteatro

O artista vai onde o povo está....Assim sempre foi e assim será... .

Repetindo o sucesso do concerto “Azul Caixa” dos anos anteriores e já firmado como evento permanente da “Caixa”, grupos de formação variada estarão dispostos estrategicamente pelo Zerão tocando simultaneamente. Enquanto você caminha, poderá curtir “todas as músicas” , com explicações sobre os instrumentos e repertório, tendo um contato direto com professores, alunos e artistas do Festival. Participam do evento: grupos de Música Popular Brasileira, Coral de Flautas, Orquestra suzuki de Violinos, Coro Infantil e Coro Juvenil.

 

Para encerrar, esquentando a tarde de inverno de domingo, orquestra Sinfônica Jovem da Universidade de Brasília e Diva Jazz orquestra.

TEATRO ZAQUEU DE MELO


Ler notícia

TEATRO ZAQUEU DE MELO - dia 17 de julho | 18h00

VARIATIO DELECTAT
Jaeeum Lee, Allan Duarte Manhas e Hye youn Park

Três pianistas com prêmios internacionais comprovam que a forma musical “Variações”, além de mostrar grande virtuosismo na técnica de composição, proporcionam deleite à platéia. Obras de Mendelssohn, Rachmaninow e Sofia Gubaidolina, uma das mais importantes compositoras russas da atualidade, com sua obra Chaconne em primeira audição em Londrina.

 

Daisuke Soga
Um dos mais jovens regentes de orquestras no Japão. Daisuke Soga nasceu em 1965, Osaka / Japão. Iniciou seus estudos em 1984 na Toho Gakuen School of Music, estudando Contrabaixo e Regência. Estudou Contrabaixo na Ciprian Polumbescu Musical Academy / Romênia, com Ion Cheptea, e na Hochschule für Musik / Viena; e Academia Musicale Chigiana / Sienna. Foi aluno de Regência de Giuseppe Sinopoli, Bernard Haitink, Seiji Ozawa, Ferdinand Leitner, Robert Spano, Gustav Meier, Leon Fleischer, Uros Lajovic, Ilya Musin, Peter Schwarz, Masahiko Tanaka and Tadashi Mori. Ganhou diversos prêmios: Besançon (Gran Prix), Geneve, Prague, Toscanini, entre outros. Em 1998 Soga ganhou o IV International Kirill Kondrashin Competition for Young Conductors. O presidente do juri, em nome dos demais membros referiu-se a Soga (incluindo Kurt Sanderling, Edo de Waart and Viktor Liberman) "habilidade em colocar grande dramaticidade e caráter nos diferentes estilos de música, clareza em sua técnica e surpreendente maturidade e profissionalismo”. Estas qualidades definem Soga como um dos primeiros, não somente ao seu grande talento e determinação, mas também à sua extensa carreira orientada por grandes mestres e vasta experiência com orquestras profissionais.
 Ângelo Dias
Ângelo Dias vem desenvolvendo intensa atividade profissional no campo da música vocal, seja como cantor (barítono), regente ou professor. Seu repertório abrange a ópera, a música de câmara e a canção de arte brasileira. Também tem atuado profissionalmente à frente de diversos coros e orquestras, trazendo em sua bagagem vasta experiência como regente, além de se dedicar ao estudo sistematizado da literatura vocal e do repertório (coral ou solista), visando à prática pedagógica. Sua participação em festivais e eventos nas áreas de canto e regência por todo o país tem possibilitado uma significativa troca de experiências com a comunidade musical brasileira, buscando incentivar a performance da música coral e do canto lírico em âmbito nacional. Angelo Dias é Doutor em Artes Musicais (DMA, Canto e Regência Coral) pela Universidade de Oregon (USA), Mestre em Música (MM, Canto) pela Universidade de Wyoming (USA), e Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Goiás. e Orquestra Sinfônica de Campina Grande. Tem participado de festivais de coros e canto lírico, coordenando, julgando, regendo, ministrando palestras e masterclasses. Além do Brasil, já atuou como regente e solista (tenor) na Argentina, França, Áustria e Estados Unidos. Lecionou na Universidade Federal do Piauí por quinze anos, ingressando no quadro docente da Universidade Federal de Campina Grande em janeiro deste ano.

Teatro Universitário Ouro Verde | dias 23 e 24 de julho | 20h30
CONCERTOS DE ENCERRAMENTO

A cantata Carmina Burana , do compositor alemão Carl Orff (1895-1982) celebra um símbolo da Antiguidade – a Roda da Fortuna – eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte. É uma parábola da vida humana exposta a constantes mudanças.

Orquestra Sinfônica, coro adulto e infantil do 30º FML

Solistas: Rebekka Reister - soprano | Angelo Dias - Barítono

Regente: Daisuke Soga



 

TEATRO UNIVERSITÁRIO OURO VERDE

 

Mônica Giardini
Mestre em Musicologia pela USP, formada em piano, Bacharel em Violão e Pedagogia Plena, estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Eleazar de Carvalho entre outros. Aperfeiçoou-se em diversos Festivais de Música como no da Bachakademie, em Sttutgart (1995). Participou como regente de diversas Conferências e Congressos de Bandas Sinfônicas entre eles: em 2005 na Cidade do Cabo – África do Sul; e em 2006 em Córdoba – Argentina. Foi assistente de direção artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo; ministrou cursos de Regência, Prática de Ensaios de Orquestra e de Banda na Universidade Livre de Música, Projeto Guri, Pró-Banda e FUNARTE. Atualmente é regente da Orquestra do Pólo de Osasco do Projeto Guri e regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
Teatro Universitário Ouro Verde | 22 de Julho | 20h30

DIVA JAZZ ORQUESTRA

Formada por instrumentos de cordas e sopros interpretados só por mulheres musicistas, este “women club musical” promete colocar a platéia em delírio com um repertório de excelência.

Regência Monica Giardini (SP)

Vila Cemitério de Automóveis | 13 e 20 de Julho | 22h30

JAZZ CLUB

Mizão: guitarra
Filipe Barthem: baixo
Mateus Gonsales: piano
Wesley César: saxofone
Leonardo Cacione: Bateria

 

Intervalos Harakiri Poético com o Grupo AARPA
(performance poética musical)

Vila Cemitério de Automóveis | 14 de Julho | 21h00

21h00 - Lançamento do Livro “A face do Fogo” de Beatriz Bajo
Sarau Poesia e Música com poemas da autora

22h30 - Benditos Energúmenos
Show de Poesia e Música
Julio Delallo – Guitarra
Vitor Delallo – Violoncelo
Christine Vianna - Voz

No início de 2002 eles eram os Malditos Energúmenos. Alguns shows depois, adotaram o nome de Benditos Energúmenos. Lembrando sempre que Benditos são os poetas e nós somos três amigos com vontade de levar uma poesia de qualidade a um público maior.
Pra quem não conhece, o trabalho é simples: muita poesia com muita música. A música fica por conta do competente Júlio Delallo (guitarra) e o não menos competente Vítor Delallo (violancelo); as poesias ganham voz de Christine Vianna. O resultado é um trabalho de responsa que o grupo tem o maior orgulho de apresentar. Resumindo, o show é um diálogo entre a linguagem poética e a linguagem musical, resgatando as origens da poesia e projetando os textos para um contexto contemporâneo e urbano.
O repertório é composto principalmente por poesia londrinense.

Vila Cemitério de Automóveis | 15 de Julho | 21h30

21h30 | Bemol Blues Band

E é com a proposta de redesenhar os traços que Robert Johnson e muitas outras lendas do blues pintaram, que três jovens fundaram a Bemol Blues Band. Um power trio que vai do Mississipi à Chicago passando pelo Texas. Composta por André Felipe (Bateria), Vinícius Lisboa (contra-baixo) Vitor Struck (Guitarra e voz)

22h30 | Zazou Bluz


É uma banda de blues, e possui uma sonoridade bem moderna e particular, procurando misturar elementos do jazz, e do funk, ao tradicional blues raiz. O blues que o Zazou Bluz faz, é bem variado buscando abranger todas as levadas contidas no blues: Jazz, Shuffle, Slow, Swing, Folk, Rock e Funk.
Vocalista - Daniel Bussi , guitarrista - Breno Morais, Tecladista- baixista - Rodrigo Figueiredo, baterista - Wellington Souza

Intervalos Harakiri Poético com o Grupo AARPA (performance poética musical)
Jam Session
Sala de Exposições free BRECHIC BAZAR - Bazar de roupas usadas e figurinos de época.

Vila Cemitério de Automóveis | 22 de Julho | 21h30

21h30 -Bemol Blues Band
E é com a proposta de redesenhar os traços que Robert Johnson e muitas outras lendas do blues pintaram, que três jovens fundaram a Bemol Blues Band. Um power trio que vai do Mississipi à Chicago passando pelo Texas.

Benditos Energúmenos
Show de Poesia e Música
Julio Delallo – Guitarra
Vitor Delallo – Violoncelo
Christine Vianna - Voz

No início de 2002 eles eram os Malditos Energúmenos. Alguns shows depois, adotaram o nome de Benditos Energúmenos. Lembrando sempre que Benditos são os poetas e nós somos três amigos com vontade de levar uma poesia de qualidade a um público maior.
Pra quem não conhece, o trabalho é simples: muita poesia com muita música. A música fica por conta do competente Júlio Delallo (guitarra) e o não menos competente Vítor Delallo (violancelo); as poesias ganham voz de Christine Vianna. O resultado é um trabalho de responsa que o grupo tem o maior orgulho de apresentar. Resumindo, o show é um diálogo entre a linguagem poética e a linguagem musical, resgatando as origens da poesia e projetando os textos para um contexto contemporâneo e urbano.
O repertório é composto principalmente por poesia londrinense.

Vila Cemitério de Automóveis | 23 de Julho

Bernado Pellegrini e O Bando do Cão Sem Dono - “Prosódias”

Com “Prosódias” dialoga música e poesia, destacando a interseção entre as duas linguagens.

A banda O Bando do Cão Sem Dono mistura gêneros diversos como o rap, o xaxado, o bolero, o rock, a balada e o blues. Associando-se a poetas e músicos do norte do Paraná, Bernardo Pellegrini cria composições que trazem a originalidade de uma região que sofreu várias influências culturais, sintetizadas em suas canções.

Com Bernardo Pellegrini (voz e violão); Marco Scolari (piano, acordeom e voz); Edu Batistella (bateria); Felipe Barthen (baixo); Mizão (guitarra); Marco Santos (teclado).

Antonio Lauro Del Claro
Discípulo de Pierre Founier, com quem estudou em Genebra, Del Claro é um dos mais conhecidos artistas brasileiros de sua geração e é presença constante nas principais salas de concerto do Brasil. Grande divulgador da música brasileira, realizou primeira audição mundial de várias obras para violoncelo que lhe foram dedicadas pelos compositores Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda, Almeida Prado e Sérgio Vasconcelos. Suas atividades não se restringem à carreira solo. Sua preocupação com a formação de jovens instrumentistas o faz dedicar-se ao ensino do instrumento, tanto em atividades acadêmicas, quanto na organização e direção de festivais e encontros de cordas, bem como em suas atuações como regente/convidado junto a diversas orquestras de câmera brasileiras. Atualmente é Diretor e Regente da Orquestra de Câmera da Fundação Carlos Gomes, em Belém / Pará.

Teatro Universitário Ouro Verde
dia 22 de julho - 18h00

ORQUESTRA JOVEM DO 30º FML

Regência
Antonio Lauro Del Claro

Obras de C. Bach, Nepomuceno e Grieg

Música na Capela Mãe de Deus

Dia 15 de Julho | 12h00

Hélio Leite | Recital de Harpa

 

Pela primeira vez no Festival de Música de Londrina, a harpa ocupa seu espaço mercido!

 

Música na Capela Mãe de Deus

Dia 17 de Julho | 12h00

Grupo vocal masculino
ACCORDES

 

Catedral Metropolitana de Londrina - 18 de junho | 10h30
Igreja Matriz São José - Rolândia - 20 de julho - 19h00

ORQUESTRA JOVEM DO 30º FML

Regência
Antonio Lauro Del Claro

Obras de C. Bach , Mozart e Haydn

Bar Valentino | 14 de Julho | 22h30

Festa de Confraternização do 30° Festival de Música

Gisele AlmeidaO Bar Valentino abre suas portas para a Festa de Confraternização do 30° Festival de Música de Londrina no dia 14 de julho, quarta-feira, a partir das 22h30. Além dos DJs da casa, a cantora Gisele Almeida e a Banda Pedra de Toque anima a noite com muito soul, música brasileira, Tim Maia, Roberto Carlos e composições próprias. A Banda Pedra de Toque é formada pelos músicos Mizão (guitarra), Filipe Barthem (baixo), Fábio Farinha (bateria) e Mateus Gonsales (piano).

Serviço: Dia 14 de julho às 22h30 Bar Valentino – Av: Faria Lima, 486 Couvert artístico: R$5,00

Bar Valentino | 15 de Julho | 22h30

Cabaré da Confraria

Cabaré da ConfrariaO “Cabaré da Confraria” é um espetáculo de teatro e música que tem como mote a boemia da década de 50 aos dias atuais. O espectador é convidado a fazer uma viagem pelo tempo através das canções, dos apaixonados pela noite e que nela vivem suas glórias, mazelas, frustrações e sonhos. A boa música e o bom humor em um cabaré, com vozes, risos e sons. A cada acorde, a moça suspira, o malandro bebe seu uísque Cavalo Branco e a velha senhora se arrepia. A noite se transforma numa atmosfera de amor, encontros e desilusões. No palco, histórias cheias de humor, sentimentos e emoções da vida dos personagens da noite. Atores e músicos no palco tocam de Nelson Gonçalves a Frenéticas. Uma confraria do glamour, luxo e sedução. Diversão garantida através de um olhar boêmio. O espetáculo estreou há dois anos e neste ano vem em novo formato, com a direção de Remir Trautwein.

Ficha Técnica:
DIREÇÃO CÊNICA: Remir Trautwein
PRODUÇÃO: Nádia Val
COORDENAÇÃO MUSICAL: Pedro Potumati
ATORES: Edna Aguiar, Guilherme Kirchheim, Nádia Val
MÚSICOS: Alexandre “Arrigo” (Acordeon) Vinícius Lordelos (Bateria) Gabriel Zara (Baixo Acústico) Pedro Potumati (Violão) MAQUIAGEM: Sílvio Reis

Serviço: Dia 15 de julho às 22h30 | Bar Valentino – Av: Faria Lima, 486
Couvert artístico: R$5,00

Vila Cultural Cemitério dos Automóveis
21 de Julho | 22h30

Quarta Experimental

Em homenagem ao Música Criativa produzido anteriormente pelo FML.

A Quarta experimental irá apresentar músicos cujo trabalho busca expandir as noções existentes da música. De uma forma mais abrangente são músicos que desafiam as noções preestabelecidas do que é música. Os resultados são sempre imprevisíveis e desafiadores. Sem um produto final fechado, o que o público verá será princípio de algo que ainda  está por vir.

Couvert Artístico: R$5,00
Vila Cultural Cemitério de Automóveis - Rua João Pessoa 103

Vila Cultural Cemitério dos Automóveis
24 de Julho | 22h00

Apresentação do Jazz Trio e Jam Session com convidados de
Eduardo Batistella


Eduardo Batistella(bateria), Filipe Barthem (baixo) e Mizão (guitarra) com os convidados Wesley Cesar (sax), Leonardo Cacione (bateria), O bando do cão sem dono  e as poesias de Christine Vianna e Edra Moraes (poesias). Edu Batistella comanda uma noite regada a blues, baladas, música instrumental, música popular brasileira, poesia  e depois do show Jam com os músicos presentes.

Couvert Artístico: R$5,00
Vila Cultural Cemitério de Automóveis - Rua João Pessoa 103

TEATRO OURO VERDE TEATRO ZAQUEU DE MELO OUTROS ESPAÇOS OUTROS ESPAÇOS
8 QUINTA   20h00 - Quarteto Londrina de Violões
GRATUITO
   
9
SEXTA
    20h00 - MENINA BAR
Grupo de Choro - Café no Sangue
 
11
DOMINGO
      20h00 - ESTAÇÃO CAFÉ BRASIL
Especial Maria Rita - Carla Casarim
12
SEGUNDA
20h30 - CONCERTO DE ABERTURA OSUEL - Coros da UEL e convidados
Regente: Norton Morozowicz
R$15,00 / R$7,50
     
13 TERÇA 20h30 - CONCERTO DE ABERTURA CONCERTO CAIXA OSUEL - Coros da UEL e convidados
Regente: Norton Morozowicz
R$15,00 / R$7,50
18h00 - VENTO TRIO | USA
R$10,00 / R$5,00

21h00 - SESC MUSICAL
Grupo de Choro, Acordeon e Viola Caipira GRATUITO
12h00 - CALÇADÃO
Lia de Itamaracá - Ciranda de Ritmos
14h30 - RECEITA FEDERAL

22h30
- CEMITÉRIO - Jazz
14 QUARTA 20h30 - EVENTO SERCOMTEL
Fafá de Belém em Voz e Piano
R$20,00 / R$10,00
18h00 - RECITAL DE VIOLÃO
Camilo Carrara
R$10,00 / R$5,00

15h00 - SANTA CASA DE LONDRINA

22h30
- CEMITÉRIO
- Lançamento de livro
- Show de Poesia e Música
15h30 - SESC MUSICAL SESC - Grupo de Chorinho

20h30
- ROLÂNDIA - C. Cult. Nanuk - Orq. de Cordas da UNB


22h30
- VALENTINO convida Festa de Confraternização

15 QUINTA

20h30 - ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ
Regente: Alessandro Sangiorgi R$10,00 / R$5,00
18h00 - DA ÁUSTRIA À BROADWAY - Piano à 4 mãos
Fábio e Gisele Witkowski
R$10,00 / R$5,00
12h00 - CAPELA DO COLÉGIO
MÃE DE DEUS
Recital de Harpa

12h00 - CALÇADÃO
- Grupo Lata/Maracatu

22h30 - CEMITÉRIO - Blues + Informações

20h00 - APUCARANA
Cine Teatro Fênix
Orquestra de Cordas da UNB


22h30
- BAR VALENTINO
Cabaré da Confraria
16 SEXTA 20h30 - RECITAL DE PIANO
Julija Botchkosvskaia - Rússia

21h30 - ORQUESTRA JOVEM DA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Regente: Vadim Arsky

R$10,00 / R$5,00
18h00 - PANORAMA DA CANÇÃO BRASILEIRA
Marília Alvares - canto
R$10,00 / R$5,00

11h00 - CANTEIRO DE OBRAS PLAENGE
Grupo de Acordeon - E. Grandis
Obra do Edificio Jardins Eco Resort (Rua Jerusalém 300)

18h00 - SEXTA NA CONCHA -
Papo de Rock

20h00 - APUCARANA -
Cine Teatro Fênix
Romantismo como destino
Ich Liebe Dich!
Ingressos: R$10,00/ R$5,00


15h00
- HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - Série Música e Saúde Unimed
Trombonada sob orientação do prof° Gilberto Gianelli
17 SÁBADO 20h30 - CONCERTO PLAENGE
AS QUATRO ESTAÇÕES
Um encontro entre Vivaldi e Piazolla

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina
R$10,00 / R$5,00
18h00 - VARIATIO DELECTAT
Jaeeum Lee, Allan Duarte Manhas e Hye Youn Park

R$10,00 / R$5,00
12h00 - AREL
Big Band Plange Regência: Vitor Gorni

12h00 - CALÇADÃO
Hip Hop em Cena
18h00 - Mãe de Deus - sl 31
Recital dos alunos da Prática de Música de Câmara da Professora Luciana Sardinha
18
DOMINGO
10h30 - VIVA A CRIANÇA! - Espetáculo que reúne 250 pequenos artistas formando uma emocionate orquestra de violinos, violoncelo, flauta doce e coral GRATUITO
18h00 - Abertura do VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul com a Orquestra Jovem da UNB sob a regência de Vadim Arsky GRATUITO
TEATRO MARISTA
18h00 e 21h00 - Ópera “A Médium” de Gian Carlo Menotti - New Hope Opera (Alemanha)
R$10,00 / R$5,00
ZERÃO
CONCERTO AZUL CAIXA
15h00 - Caminhada pelo Zerão

16h30
- Anfiteatro do Zerão
10h30 - CATEDRAL
METROP. DE LONDRINA
Orquestra Jovem do 30° FML e Coral Santa Cecília GRATUITO


22h30
- BAR VALENTINO
Caixa de ódio - Show de Arrigo Barnabé
R$15,00/ R$7,50
19
SEGUNDA
20h30 - ROMANTISMO COMO DESTINO
Ich Liebe Dich!

R$10,00 / R$5,00
18h00 - RECITAL DE ALUNOS da prática de Música de Câmara sob a orientação da profª Luciana Sardinha GRATUITO 9h00 – ACIL
Abertura do 1° Encontro Paranaense de Composição. Durante a abertura haverá o lançamento do livro “Obra e Coral” do compositor Henrique de Curitiba. Estão confirmadas as participações dos compositores paranaenses Arrigo Barnabé, Chico Mello, Harry Crowl, Rogério Krieger e Mário Loureiro.
20h00 - PORECATU - Praça da Matriz - Big Band Plaenge
20 TERÇA 20h30 - CONCERTO PLAENGE
BIG Band Plaenge e MPB

Regência: Vitor Gorni
R$10,00 / R$5,00
18h00 – RECITAL DE ALUNOS do curso de  Ópera Studio do prof° Ângelo Dias GRATUITO 15h00 - HOSP. EVANGÉLICO - Série Música e Saúde Unimed Trombonada sob orientação do prof° Gilberto Gianelli

22h30
-VILA CULT. CEMITÉRIO DOS AUTOMÓVEIS
Cemitério Jazz Club

R$5,00
17h00 - COLÉGIO MÃE DE DEUS -sala 31
Recital de alunos do curso de viola do professor Jairo Chaves GRATUITO

19h00 - ROLÃNDIA -
Igreja Matriz São José - Orquestra Jovem do 30º FML - Regência: Antonio Lauro Del Claro
Programa: Bach, Mozart e Haydn
+ InformaçõesGRATUITO
21 QUARTA 18h00 - CONCERTO DA ORQUESTRA JOVEM DO 30º FML. Regência do maestro Antônio Lauro Del Claro.
A orquestra é formada por 40 integrantes e executará peças de Bach, Nepomuceno e Beethoven. Participação da pianista coreana, Jaeeum Lee, como solista. GRATUITO

20h30 - NOITE DE GALA


Artistas e Professores do 30º FML
R$10,00 / R$5,00

18h00 - Apresentação das obras dos Compositores Convidados do 1º Encontro Paranaense de Composição Musical GRATUITO

19h00 - CAPELA MÃE DE DEUS
Orq. de Câmara Solistas de Londrina

GRATUITO

11h30 - CALÇADÃO
Caminhada Musical
Cerca de 50 alunos do Violino Suzuki fazem caminhada no Calçadão. Saída do Teatro Ouro Verde até o Banco do Brasil GRATUITO

22h30 - VILA CULT. CEMITÉRIO DOS AUTOMÓVEIS
Quarta Experimental - Em homenagem ao Música Criativa produzido anteriormente pelo FML
R$5,00

9h00 – Ginásio de Esportes do Colégio Mãe de Deus
Abertura do curso Acting para Atores com a profª Veronique Ellig (França). O curso vai das 9h às 12h,  até o dia 24 de julho

22h30 - BAR VALENTINO
Caixa de ódio - Show de Arrigo Barnabé
R$15,00/ R$7,50


22h30
- EST. CAFÉ BRASIL
Chorando na Quarta-
Grupo de Choro
R$5,00
22 QUINTA 20h30 - DIVA JAZZ ORQUESTRA
- Banda Sinfônica do 30º FML Regência: Monica Giardini

R$10,00 / R$5,00
17h30 - TEATRO ZAQUEU DE MELO - Duo e Quarteto de violão - alunos do prof° Camilo Carrara

18h00
- TEATRO ZAQUEU DE MELO - Recital de alunos da Prática de Música de Câmara sob orientação da profª Luciana Sardinha GRATUITO

12h00 - CAPELA DO COLÉGIO MÃE DE DEUS
Apresentação dos alunos da classe de Regência Coral do professor Vladimir Silva e Coral Juvenil da prof° Gisele Cruz
GRATUITO

17h00 - PÁTIO DO COLÉGIO MÃE DE DEUS - (em frente ao estúdio da Rádio UEL)
Apresentação dos alunos de MPB do prof° Paulo Braga
GRATUITO

10h00 - HOSP. DAS CLÍNICAS
Série Música e Saúde Unimed
Recital de alunos de violão do prof° Camilo Carrara. No repertório obras de Baden Powell, Paulinho da Viola, Hermeto Pascoal, Homero Ferreira, Celso Ferreira,Villa-Lobos, entre outros.


21h30 - CEMITÉRIO - Blues

22h30 - BAR VALENTINO
Escola de DJs sob a orientação do prof° Ilan Krieger
12h00 - MARINGÁ
Concerto no Canteiro de Obras do Edifício Plaza Mayor
(O acesso para o concerto será pelo estacionamento da Central de Decorados da Plaenge - Av. Advogado Horáciuo Raccanello, 4770)
Big Band Plaenge
Regência: Vítor Gorni

21h00 – MARINGÁ
Teatro Calil Haddad

Gratuito
Carmina Burana
Regência: Daisuke Soga

23 SEXTA 20h30 - CONCERTO DE ENCERRAMENTO
CARMINA BURANA Cantatae Profanae
Orq. Sinfônica, solistas e coro do 30º FML
Regência: Daisuke Soga
R$15,00 / R$7,50
16h30 | 18h00 - La Serva Padrona
Com os participantes  do curso Prática Opera Studio Christopher Whitt, Thaiana Roverso e Rafaela Fernandes.
Direção: Nadine Hellriegel do Ensemble New Hope Ópera (Hamburgo). GRATUITO
10h00 - Pátio do Mãe de Deus
Apresentação dos alunos de violino Metódo Suzuki sob orientação das profs. Shinobu Saito e Irmã Sandra Regina GRATUITO

14h00 – Salão Nobre do Colégio Mãe de Deus
Apresentação dos alunos da profª Marília Álvares do curso de Canto Lírico
GRATUITO

15h - Igreja Metodista - Sala 32
Apresentação dos alunos do curso de violão do prof° Camilo Carrara
GRATUITO

16h30 – Pátio do Colégio Mãe de Deus (em frente à Rádio UEL) – Educação Musical na 3ª idade GRATUITO

18h00 - CONCHA ACÚSTICA
Educação Musical na 3ª idade

22h30 - CEMITÉRIO
Bernardo Pellegrini e o Bando do Cão sem Dono - em “Prosódias”
R$5,00

24 SÁBADO 20h30 - CONCERTO DE ENCERRAMENTO
CARMINA BURANA Cantatae Profanae
Orq. Sinfônica, solistas e coro do 30º FML
Regência: Daisuke Soga
R$15,00 / R$7,50
10h00 - RECITAL DE ALUNOSApresentação dos alunos das classes de oboé, fagote, saxofone e percussão GRATUITO
15h00
- RECITAL DE ALUNOS
Música de câmara da prof° Luciana Sardinha GRATUITO
16h00 - RECITAL DE ALUNOS
Apresentação dos alunos de violino do 30° FML GRATUITO
18h00 - RECITAL DE ALUNOS
Audição dos alunos do prof° Chico Mello de Composição e Identidade GRATUITO
12h00 - CALÇADÃO
Big Band Plaenge
Regência: Vítor Gorni
GRATUITO

22h00 - Vila Cultural Cemitério de Automóveis
Apresentação do Jazz Trio e Jam Session com convidados de Eduardo Batistella


R$5,00

11h00 - CAMBÉ
Calçadão Grupo de Acordeon Evelina Grandis
Bilheteria
Ingressos: Teatro Universitário Ouro Verde
de 8 a 24 de julho, a partir das 11horas
• Preço: R$ 10,00
• PREÇOS ESPECIAIS - show: Fafá de Belém R$ 20,00 | Arrigo Barnabé R$ 15,00
• Ingressos com desconto de 50% em todos os eventos do FML
(é obrigatória a apresentação de documento de identificação no ato da compra do ingresso e na entrada dos eventos)
- estudantes
- idosos acima de 60 anos
- alunos do Departamento de Música e Teatro da UEL
- servidores do Estado do Paraná, Prefeitura de Londrina e UEL
- professores da rede municipal e da rede estadual de ensino
Serviços
• TEATROS - Teatro Universitário Ouro Verde – Rua Maranhão , 85 - Teatro Zaqueu de Melo – Av. Rio de Janeiro , 413
Teatro Marista – Rua Cristiano Machado, 240
• BARES - Bar Valentino - Av. Faria Lima, 486 - Menina Bar - Av. Maringá, 1550 - Bar Estação Café Brasil - Rua Humaitá, 472
• OUTROS ESPAÇOS - Vila Cultural Cemitério de Automóveis - Rua João Pessoa 103
 
Diretor Artístico do Festival:
Marco Antonio de Almeida