imprimir este artigo   Voltar VOLTAR
Diva Jazz e Banda Sinfônica
Mulheres do FML e Banda Sinfônica se apresentam no Teatro Ouro Verde, com um repertório variado que vai do jazz a canções populares.
por Ascom 30º FML - Alea/Doc
Regente Mônica Giardini / Foto: Devanir Parra
A Banda Sinfônica do 30º Festival de Música de Londrina (FML) terá neste ano a participação de um grupo de mulheres instrumentistas. São alunas do FML que vão integrar o espetáculo musical “Diva Jazz com Banda Sinfônica”.

Segundo a regente Mônica Giardini, a intenção é dar destaque às alunas que irão se apresentar em conjunto com a banda, mas à frente do palco. “Serão nossas convidadas especiais”, comenta Mônica. As divas serão quatro clarinetistas, três flaustistas, uma trombonista, duas violoncelistas, uma violista, quatro violinistas e uma trompista.

Mônica afirma que o repertório foi escolhido para agradar ao público, mas também para que os alunos entrem em contato com o repertório de jazz e de banda sinfônica. “Vamos abrir o programa com músicas para banda sinfônica e terminar com jazz”, comenta.

A regente afirma que o repertório reúne composições contemporâneas específicas para banda sinfônica. “Também vamos apresentar peças compostas no século 21, que têm um estilo moderno, com orquestração mais rica, mais sinfônica”, diz.

Entre as peças desta novíssima safra de composições estão “Continental Overture”, do compositor holandês Johan de Meij, com regência do aluno Reginaldo Henrique do Carmo; e “Singapura Suíte”, do belga, Jan Van Der Roost, que terá regência dos alunos Jordan Jessé da Silva e Paulo Fabiano Nunes.

Mônica diz que esta última foi composta para uma conferência internacional que reuniu, em Cingapura, diversas bandas sinfônicas do mundo todo. “Ele compôs esta peça baseada em canções folclóricas de marinheiros daquela ilha”, comenta.

O repertório também inclui composições mais populares com arranjo para banda sinfônica. No programa constam temas de desenhos animados com levadas jazzísticas, como a Pantera Cor de Rosa, Picapau, Top Cat (Manda Chuva), Take Five, encerrando a apresentação com o “Rei Leão”, de Elton John.

Também serão apresentadas músicas brasileiras: “Caçador de Mim”, de Sá e Sérgio Magrão, que foi imortalizada por Milton Nascimento. A versão para banda sinfônica recebeu arranjo de Valdemir A.da Silva e terá regência do aluno Brenno Castello Branco Lopes.

Mônica Giardini é doutoranda em música pela Universidade de São Paulo (USP). O trabalho dela enfoca composições de banda sinfônica em especial a Sinfonia nº 1, de Edmundo Villani Côrtes.

Serviço:

Diva Jazz e Banda Sinfônica do 30º FML
Teatro Ouro Verde – rua Maranhão, nº 85
Dia 22-quinta-feira , às 20h30
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (com documento)


FML