imprimir este artigo   Voltar VOLTAR
Orquestra Jovem do FML no Ouro Verde
Alunos da Prática de Orquestra Sinfônica B, se apresentam no Ouro Verde e homenageiam o compositor Nepomuceno
por Ascom 30º FML – Alea/Doc
Ensaio da Orquestra Jovem
Nesta quarta-feira, 21, dois concertos serão destaques no Teatro Ouro Verde, na programação do 30º Festival de Música de Londrina. O primeiro concerto, agendado para às 18h, será o da Orquestra Sinfônica Jovem do 30º FML. Na seqüência, às 20h, tem início a Noite de Gala, de artistas e professores do festival.

A Orquestra Sinfônica Jovem é um projeto do Festival de Música de Londrina (FML), e traz como regente, o violoncelista, Antônio Lauro Del Claro. A orquestra é formada por aproximadamente 40 alunos de vários cursos da grade pedagógica do festival e na apresentação desta quarta contará com a pianista coreana, Jaeeum Lee como solista.

Para o concerto do Teatro Ouro Verde, o maestro Del Claro selecionou um repertório com três compositores: J.C. Bach – Sinfonia em ré maior/Opus 18 nº4/ Allegro com spirito, Andante e Rondo-Presto; A. Nepomuceno – Ária (da suíte antiga) Opus 11 e L. Beethoven – Concerto para piano e orquestra em dó maior/Opus 15 nº1/ Allegro com brio.

As duas primeiras obras serão executadas só pela Orquestra Jovem do 30º FML, já o Concerto para piano de Beethoven terá como solista a pianista coreana, Jaeeum Lee. Segundo o maestro Del Claro “a orquestra irá acompanhá-la, e esse é um dos motivos da escolha da música, para que eles aprendam a tocar acompanhando um solista”.

O regente pretende, além da aprendizagem de acompanhar um outro músico, ensiná-los a apreciar as raízes da musica clássica (período classicista) “que é um estilo imprescindível para a formação de um jovem músico”, afirma Del Claro. A escolha do compositor Alberto Nepomuceno se deve ao aniversário de 90 anos de morte do compositor brasileiro. “Ter um brasileiro nessa lista de compositores também é um ganho para o músico, que vai aprender a valorizar a produção nacional”, complementa.

Já é a segunda vez que Del Claro rege a Orquestra Jovem do Festival de Música de Londrina. Para o maestro os pontos fundamentais que a 30ª edição está abordando são “o músico ter atenção e saber se comportar na hora de acompanhar outro músico, valorizar nossa cultura que nunca deve ser esquecida, além de ser uma oportunidade para os mais jovens conhecerem compositores essenciais”, finaliza o regente.

Serviço:
Orquestra Jovem do 30° FML
Teatro Ouro Verde – (rua: maranhão, 85)
Dia 21 de julho – quarta – às 18h
Maestro: Antônio Lauro Del Claro
Solista: Jaeeum Lee
GRATUITO.

FML