imprimir este artigo   Voltar VOLTAR
Solistas de Londrina apresenta repertório de turnê internacional
Orquestra de Câmara Solista de Londrina mostra nesta quarta, 21, no 30º FML repertório que apresentará na Europa
por Ascom 30º FML – Alea/Doc
Orquestra de Câmara Solista de Londrina / Foto: Divulgação
O público de Londrina vai poder apreciar em primeira mão o repertório que a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina (OCSL) preparou para sua primeira turnê internacional. O grupo de instrumentistas se apresenta dentro da programação artística do 30º Festival de Música de Londrina (FML) nesta quarta-feira, 21, às 19 horas, na Capela do Colégio Mãe de Deus, aberto ao público. “Esta participação no Festival antes de viajarmos para a Europa dá um impulso muito grande, porque será a primeira vez que vamos tocar para o público o que estamos ensaiando dia e noite”, comenta a musicista e produtora da OSCL, Irina Ratcheva.

A OSCL embarca para a Bulgária no dia seguinte à apresentação no FML, onde irá participar de um dos mais importantes festivais de músicas da Europa: o Varna Summer Internacional Music Festival 2010. Tanto aqui, como lá, o público vai poder ouvir um repertório com grandes nomes da música brasileira e também uma peça de P.I.Tschaikowsky (1840-1893), a “Serenata para Orquestra de Cordas em Dó Maior Op. 48”. “Escolhemos esta obra de Tschaikowsky porque é uma das mais difíceis para cordas”, comenta.

O repertório brasileiro inclui compositores clássicos e contemporâneos, que proporcionará ao público um panorama da música do Brasil. “Na Europa há um crescente interesse pela música brasileira”, salienta Irina, observando que esta será a primeira vez que uma orquestra brasileira irá se apresentar no festival de Varna. Para o concerto a OSCL preparou “Sonata para Cordas”, de Carlos Gomes (1836-1896). Outra composição será o prelúdio da “Bachianas Brasileiras nº 4”, de Heitor Villa-Lobos.

A orquestra também irá apresentar “Mourão para Orquestra de Cordas”, de Guerra-Peixe (1914-1993). Irina observa que além da participação do Festival de Varna, a OSCL irá se apresentar em outras duas cidades da Bulgária e na 3ª Semana de Cultura Brasileira, promovida pelo consulado brasileiro naquele país. “Durante este evento vamos fazer o pré-lançamento do mais novo CD que gravamos com obras inéditas do compositor Guerra-Peixe, chamado Retratos Brasileiros”, comenta.

Entre os compositores brasileiros contemporâneos que integram a programação que a orquestra apresenta no FML e em Varna, estão Ernani Aguiar (1950), com “Quatro Momentos nº 3”; e o paranaense Rogério Krieger (1962), com “Capoeira e Fandango para Cordas”. “O Rogério é um compositor atual e muito importante para a música brasileira e também será uma forma de divulgar o Paraná lá fora”, observa Irina.

A musicista diz que a participação da OSCL no festival de Varna vai render um filme sobre o grupo e a música brasileira. “As apresentações da orquestra serão transmitida para toda Europa pela Televisão Nacional de Bulgária, que também irá produzir este filme”, conta. “Vai ser uma grande oportunidade para divulgarmos a música brasileira e também Londrina”, afirma.

A turnê da OSCL, segundo Irina Ratcheva, foi uma conquista do grupo que ficou entre 24 grupos que participaram da seleção do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura. “Também contamos com a ajuda da Secretaria Estadual de Cultura e Copel”, diz Irina.


Serviço:
Orquestra de Câmara Solistas de Londrina
Capela do Colégio Mãe de Deus - Rua Para , s/nº.
Quarta-feira – 21 de julho – às 19h
Aberto ao público
FML