Marcelo Caires Luz (IFRO/RO)
Músico e Educador Musical ministra cursos de Educação Musical para professores da Educação Básica e em escolas de música do país, além de consultorias da área.
Entre outras IES, foi professor do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Mackenzie/SP e fundador do Centro de Desenvolvimento Musical Caires em SP Capital, o qual esteve à frente na Direção Executiva e Pedagógica por 16 anos (1991-2006).
Mestre em Gerontologia (PUC/SP) e professor de Comunicação Social, pesquisa a área de Envelhecimento, Saúde e Qualidade de Vida: aspectos interdisciplinares entre envelhecimento e os instrumentos midiáticos (mitos e estigma da velhice).
É autor de uma metodologia exclusiva de Escuta Sensível (sonoplastia no audiovisual) e do livro “Educação Musical na Maturidade”. Com oficinas de música, atua para um envelhecimento saudável em adultos e idosos; intervém com sessões de estimulação motora, emocional e cognitiva em idosos institucionalizados ou não; com Alzheimer ou não.
Foi colunista no jornal Folha de Londrina e da UEL FM – coluna: “Maturidade em fOcO”, além de professor convidado do SESC SP e PR.
Atualmente, é Coordenador do Departamento de Música e Educação Musical do SESC Regional AC (Rio Branco), onde realiza projetos de Música e Educação Musical para todas as idades, além de projetos para a Qualidade de Vida e para as saúdes SOCIAL, MOTORA, EMOCIONAL e COGNITIVA junto ao Programa TSI – Trabalho Social com Idosos. Além disso, é professor de Práticas Interpretativas (Piano) no curso de Licenciatura em Música e de Ensino de Artes no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre.