Paulo Mandarino
Com sólida formação musical, Paulo Mandarino destaca-se no cenário lírico como intérprete de personagens que vão do clássico ao verismo. Ganhador da Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura a profissionais consagrados, estudou na Accademia Lirica Italiana, em Milão, com o tenor Pier-Miranda Ferraro.
Apresentou-se em concertos nas cidades de Paris, Milão, Roma, Viena e Budapeste.
Sua estreia profissional foi como Edgardo, na ópera Lucia di Lammermoor, de Donizetti. Desde então, apresenta-se nos principais teatros brasileiros. Destacou-se nos personagens Otello, de Rossini; Oedipus, de Stravinski; Riccardo, da ópera Un Ballo in Maschera, de Verdi; Hoffmann, da ópera Les contes d’Hoffmann, de Offenbach; Arnoldo, da ópera Guillaume Tell, de Rossini; Pinkerton e Rodolfo, das óperas Madama Butterfly e La Bohème, de Puccini; Tamino, de Die Zauberflote, de Mozart.
Na música sinfônica, destacou-se nos últimos anos por suas participações nas aberturas das temporadas do Palácio das Artes, em Belo Horizonte e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro como tenor solista no Requiem de Verdi.