“Trilhas do Sul” propõe um passeio pela música dos pampas
Dando as boas-vindas à frente fria, o projeto musical Trilhas do Sul evidencia o trabalho de compositores dos pampas brasileiros e também de países vizinhos, abarcados por uma ideia de “estética do frio”, conceito desenvolvido pelo rio-grandense Vitor Ramil, uma das principais referências dessa nova empreitada musical londrinense.
O projeto tem Rakelly Calliari (voz), Israel Laurindo (violão) e Arrigo (acordeon), com a participação especial de Eduardo Calliari, na guitarra e vocal. Os irmãos, nascidos no norte paranaense, têm família gaúcha e cresceram ouvindo clássicos do nativismo, ao lado dos grandes nomes da MPB divulgada pelo eixo Rio – São Paulo. “Quisemos acessar essa memória afetiva, reunindo canções mais antigas com o trabalho de contemporâneos como Ramil, Adriana Calcanhotto e Jorge Drexler”, explica Rakelly.
A ideia é acolher o público com a delicadeza sonora que o inverno sugere, levando-o para um passeio pelos laços sulamericanos construídos com a ajuda da música. O repertório traz clássicos como "Guri" (João e Julio Machado) e "Felicidade" (Lupicínio Rodrigues), intercâmbios dos poetas Paulo Leminski e Waly Salomão com o som do Rio Grande do Sul, além de canções argentinas e uruguaias.