08.03 - Música e Educação Musical Intergeracional

Trabalho teórico/prático para músicos/professores interessados na prática e aprendizagem musical de idosos. Este curso difundirá para músico/professores uma proposta contemporânea de prática e ensino da música. O formato será o de um laboratório prático com a participação de idosos interessados também inscritos no festival. O curso se justifica: atualmente o Brasil possui uma população acima de 13% de idosos, e projeta-se que em 2025 será o sexto país mais envelhecido do planeta. Londrina já apresenta uma expressiva população com idade acima de 60 anos, destacando-se na demanda por serviços especializados para essa faixa etária. Destaca-se também como a primeira cidade do país a implantar a Secretaria Municipal do Idoso.

Entre as atividades desenvolvidas pelos idosos, a Educação Musical se destaca como uma excelente ferramenta para a manutenção das saúdes Social, Motora, Emocional e Cognitiva, além de um relevante instrumento de estabilização e reversão do declínio funcional do padrão cognitivo, muito comum e natural nessa população.

O objetivo geral dessa proposta é oferecer subsídios para profissionais que desejem ampliar suas práticas de ensino de Arte com o público na 3a idade, além de promover uma prática de música e educação musical lúdica, a partir de uma experiência inovadora de aprendizagem musical dos idosos interessados em conhecer/desenvolver novas habilidades.

[1] Os inscritos nesse curso devem também participar do curso/laboratório que será desenvolvido com os idosos participantes do festival.

Voltar